Carnaval – Origem, História e Curiosidades

História, Origem e Curiosidades sobre o Carnaval

A Origem do Carnaval – O carnaval, propriamente dito, nasceu na Grécia entre o século VI e VII a.c.. Era uma festa que os gregos davam em agradecimento a chuva e a fertilidade do solo, rara no mediterrâneo de solo seco e pouco produtivo. Como toda boa festa da antiguidade, os romanos e gregos adicionaram bebedeira e muitas orgias na festa, que se tornou-se insuportável aos olhos da recém criada igreja católica. Depois de um tempo, é claro, a festa tomou um cunho religioso e a igreja católica aderiu a comemoração, não sem antes, é claro, banir o que eles consideravam ser atos pecaminosos: as festas e danças. Isso tornava o carnaval uma festa com “cultos oficiais”. E isso, claro, desvirtuou completamente a origem da festa, que, outrora, simbolizava a alegria e a conquista na colheita.

 
Em 1545, quando a igreja estabeleceu o Concílio de Trento, o carnaval se tornou, mais uma vez, uma festa popular. Mais ou menos no século XVIII, o carnaval aportou no Brasil junto dos europeus. Era bastante parecida com algumas tradições que ainda existem como desfiles com danças e pessoas mascaradas. Mas no século XIX é que o carnaval tomou a forma que tem hoje, com blocos carnavalescos com carros enfeitados e pessoas fantasiadas com fantasias mais próximas das que são utilizadas ultimamente.

ATUALIZADO 2024

Como já era de se esperar, a festa no Brasil tomou cunho cultural, recebendo fortes influências da cultura africana, indígena e, claro da européia. Cada região com suas devidas influências. O carnaval da Bahia fortemente ligado ao candomblé, o de Pernambuco ligado as tradições do Maracatu e do Frevo e o carnaval carioca ligado a tradição do samba, isso pra falar apenas dos carnavais mais famosos do Brasil.

Veja também:  Apostila Enem 2024

Algumas curiosidades do Carnaval

2024 2024

A palavra Carnaval vem de “Carni vale”, do latim, que significa “adeus à carne”, ou “adeus ao corpo”, o que pode explicar a forte ligação religiosa da festa para as civilizações antigas.

A festa de carnaval é comemorada de várias maneiras pelo mundo. Em Portugal ela era comemorada como uma noite onde as pessoas saíam as ruas e trocavam enxurradas de ovos, farinha e penas de galinha. Na América do Norte, a tradicional Mardi Gras, o carnaval dos EUA, é um tipo de competição para ver quem consegue mais colares. Claro que a festa tomou seu cunho sexual: Algumas garotas mostram os seios por uma ou duas dúzias de colares, e a bebedeira é livre.

O Brasil tem mais influência do que se pensa nas festas pelo mundo inteiro.

AtualizadoAtualizado Net

Aqui você encontra muito conteúdo de qualidade, nossos redatores estão sempre em busca das novidades mais interessantes da internet e de tempos em tempos revisamos nosso conteúdo para ficar sempre atualizado!