Dicas para preservar o brilho e a durabilidade das joias

Manter uma rotina de limpeza nas joias e armazená-las em local adequado são práticas que podem ajudar a manter a durabilidade delas

dicas-para-preservar-o-brilho-e-a-durabilidade-das-joias 2024

Quando se trata de joias, cada peça conta uma história única e ainda ajuda a dar um toque especial no look, não é mesmo?

Por isso, muita gente adora aproveitar os descontos em joias para adquirir novas peças de qualidade para sua coleção. Mas, além de comprar novos acessórios, é essencial atentar-se a alguns cuidados para manter as suas joias.

ATUALIZADO 2024

Essa prática ajuda a preservar o valor e a integridade das peças. Com os cuidados certos, é possível evitar que suas joias percam o brilho ou sofram danos irreparáveis.

Portanto, neste artigo, separamos 6 dicas práticas e eficazes para cuidar das suas joias, garantindo que elas permaneçam tão lindas quanto no dia em que você as comprou!

2024 2024

1. Faça limpezas regulares

A limpeza é essencial para manter o brilho das suas joias. O recomendável é fazer a limpeza após cada uso com um pano macio e seco ou uma flanela especial para remover resíduos de suor ou de produtos cosméticos.

Depois, você pode realizar uma limpeza mais profunda usando produtos específicos para joias e sempre seguindo as instruções do fabricante.

Lembre-se de que a frequência da limpeza também depende do tipo de joia e do quão frequentemente ela é usada. Por isso, é interessante perguntar na loja a frequência ideal para limpar cada peça.

2. Armazene em local adequado

Guardar suas joias em local úmido e fechado, como no banheiro, pode danificar a peça. Esses ambientes aceleram o processo de oxidação e causam manchas indesejadas nos acessórios.

Veja também:  Vigilância Sanitária - Denunciar

Por isso, o ideal é escolher um ambiente arejado para o armazenamento e que evite o contato entre as peças, mantendo-as protegidas e organizadas.

Para isso, você pode armazenar suas joias em um porta-joias com divisórias individuais, em local fresco e seco. Ainda, as caixas de veludo são uma boa opção para guardá-las, pois absorvem a umidade e as protegem contra arranhões.

3. Cuidados ao expor sua joia a ambientes externos

Ao sair de casa, é importante ter cuidado com a exposição das joias a componentes que podem danificá-las.

Por exemplo, ao ir à piscina ou à praia, o contato com a água salgada e o cloro pode causar danos irreversíveis às peças. Por isso, o ideal é retirar as joias antes de entrar na água.

Além disso, a exposição das joias ao sol por muito tempo pode alterar a cor de algumas pedras preciosas, sendo necessário ter bastante precaução quando precisar ficar muito exposta ao sol.

Outro cuidado importante é evitar utilizar as joias durante as atividades físicas, para evitar arranhões, amassados e o contato com o suor, que também pode manchar e tirar o brilho das peças.

4. Cuidado ao utilizar cosméticos

Os perfumes e cosméticos em geral contêm algumas substâncias químicas que podem danificar suas joias.

Nesse caso, o ideal é utilizar esses produtos antes de colocar as joias e esperar alguns minutos para que ele seja totalmente absorvido pela pele e, assim, não entre em contato com os acessórios.

5. Evite contato com produtos químicos

Produtos químicos, principalmente aqueles de limpeza doméstica, podem ser extremamente prejudiciais às joias. Ao utilizá-los, é importante retirar suas joias para evitar o contato com os químicos.

Além disso, até mesmo substâncias aparentemente inofensivas, como o álcool presente nos higienizadores de mãos, podem ter efeitos adversos em certos acabamentos de joias ou pedras.

Veja também:  São Paulo FC - www.saopaulofc.net

6. Cuidados especiais com diferentes materiais

Cada material, como ouro, prata e outros metais preciosos, requer cuidados específicos. Por exemplo, a prata tende a escurecer com o tempo e precisa de polimento regular para manter seu brilho.

Já o ouro, embora não oxide, pode acumular sujeira e perder seu brilho, necessitando assim de limpezas periódicas.

No caso das pedras preciosas e semipreciosas, elas podem ser sensíveis a certos produtos de limpeza de joias. Por isso, é importante testar o produto em uma área pequena e discreta do acessório antes de usá-lo em toda a peça.

AtualizadoAtualizado Net

Aqui você encontra muito conteúdo de qualidade, nossos redatores estão sempre em busca das novidades mais interessantes da internet e de tempos em tempos revisamos nosso conteúdo para ficar sempre atualizado!