Como o anticoncepcional atrapalha quem deseja engravidar com SOP

A síndrome dos ovários policísticos, ou SOP, é uma condição na qual as mulheres apresentam alterações hormonais importantes, com maior prevalência no aumento de testosterona. Essa doença não tem cura, mas tem tratamento! Então, para as mulheres que querem engravidar com SOP, veja como é possível parar o seu tratamento.

engrevidar-com-sop 2024

Os sintomas do distúrbio podem incluir ciclos menstruais irregulares, ganho de peso em torno da circunferência (geralmente devido à retenção de água), acne e crescimento excessivo de pelos no rosto e no corpo. 

A infertilidade devido à SOP é comum e afeta cerca de 10 a 15% das mulheres com a doença. Isso é em comparação com as taxas de infertilidade para as mulheres em geral, que são de cerca de 2%.

ATUALIZADO 2024

SOP e métodos contraceptivos para tratamento

A SOP é uma condição que pode ser caracterizada pela presença de numerosos pequenos cistos nos ovários. A multiplicação desses cistos também pode causar desequilíbrios hormonais, levando a outros problemas como diabetes, pressão alta e ganho de peso.

Existem várias razões para a elevada taxa de infertilidade, principalmente a desregulação hormonal e a falta de ovulação. Além disso, grande parte dos tratamentos medicamentosos está baseada na utilização de pílulas anticoncepcionais. 

2024 2024

De fato, até 60% das mulheres com esse distúrbio procuram por maneiras de engravidar com SOP, sem pílulas hormonais, o que pode ser algo desafiador, mas possível! 

Veja também:  Programas do SBT

Existem vários métodos de tratamento que são recomendados para mulheres com SOP. Esses métodos, na maioria das vezes, são projetados para prevenir a gravidez também e ajudar a restaurar o equilíbrio hormonal. 

Nesse sentido, as mulheres que desejam engravidar com SOP devem fugir de métodos contraceptivos comumente recomendados para mulheres com essa doença. 

Na maior parte dos casos, esse tratamento é feito por meio do uso de contraceptivos orais, o adesivo contraceptivo, a injeção contraceptiva ou dispositivo intrauterino (DIU).

Por que o anticoncepcional atrapalha quem deseja engravidar com SOP?

A resposta é nítida! Embora o uso de anticoncepcionais seja um dos meios de combater os efeitos colaterais da Síndrome do Ovário Policístico, engravidar com SOP se torna quase que impossível!

Quando a paciente usa algum método hormonal de contracepção para combater os sintomas dessa doença, evidentemente, o anticoncepcional impossibilita a ovulação.

Entretanto, atualmente, há disponível no mercado farmacêutico outras maneiras eficazes, eficientes e efetivas de tratar a síndrome, enquanto a paciente segue todo processo de preparação para uma gestação. 

Engravidar com SOP é possível 

Dificilmente o médico ginecologista tratará a paciente com SOP sozinho. Um bom profissional orientará a paciente para que busque o auxilio de um profissional da nutrição. 

Para engravidar com SOP a paciente entrará com outros métodos de tratamento propostos pelo ginecologista, e o nutricionista virá com um plano alimentar e de suplementação que ajude na sua fertilidade. 

Você não sabia? É isso mesmo, muitos alimentos agem como remédios medicinais, tanto para corpo e mente, mas para que funcione, a orientação de um profissional é indispensável. 

Por mais que o anticoncepcional atrapalhe quem deseja engravidar com SOP, buscar especialistas da área fará toda a diferença, tanto no processo de contracepção, quanto no período da gestação. 

Veja também:  Fotos fakes de loiras

Conclusões finais 

As pílulas contraceptivas não são a única maneira de tratar a Síndrome do Ovário Policístico! Engravidar com SOP é possível, desde que tenha amparo de profissionais com métodos eficazes. 

Não fique apavorada! Levará um pouquinho de tempo, mas logo conseguirá ser mamãe. 

AtualizadoAtualizado Net

Aqui você encontra muito conteúdo de qualidade, nossos redatores estão sempre em busca das novidades mais interessantes da internet e de tempos em tempos revisamos nosso conteúdo para ficar sempre atualizado!