Tireóide – Tratamento e Sintomas

Sintomas e Tratamentos de Tireóide

Você já deve ter ouvido falar dela. E se você conhece ela, sabe muito bem que ela é indispensável para manter o corpo funcionando, com todos os hormônios sendo produzidos e funcionando direitinho. Ela é a tireóide. E se você ainda não sabe pra que ela serve, vamos te dizer agora tudo o que a tireóide faz por você, como cuidar dela e os riscos para a saúde que uma doença nesta parte tão importante do seu corpo pode trazer.

Primeiro de tudo, a tireóide é uma glândula, não um orgão. As glândulas são importantes para manter o funcionamento de um importante sistema do seu corpo, o sistema endócrino, que é responsável por produzir seus hormônios. A tireóide é responsável por dois destes hormônios, os hormônios T3 (tri-iodotironina) e T4 (tiroxina). Esses hormônios são produzidos com um estímulo da Hipófise, ao produzir outro hormônio, o TSH. E o que esses hormônios tem de tão importante? Eles controlam o seu metabolismo. O seu metabolismo é quem dita o quão rápido o seu corpo digere e degrada as células e os nutrientes. É ele quem vai ditar o seu biotipo. E as doenças na tireóide aparecem quando, por diversos motivos, esses hormônios são produzidos de maneira irregular.

ATUALIZADO 2024

Alguns sintomas de que a sua tireóide pode estar doente são a fadiga, o excesso de sono, unhas que quebram facilmente, aumento acentuado de peso ou perda acentuada de peso, falta de ânimo, pele ressecada e cabelos ressecados, intestino preso ou propensão a diarréia, agitação e ansiedade, falta de apetite. Estes sintomas podem ser sintomas de doenças realmente sérias, como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo.

Nomes tão parecidos mas doenças muito diferentes. O hipotireoidismo é caracterizado pela produção baixa dos hormônios T3 e T4. A doença é mais comum entre as mulheres, principalmente as mulheres com mais de 35 anos, mas também pode atingir homens. As causas são as mais variáveis, mas é mais comum como conseqüência da doença de Hasimoto, que se desencadeia por motivos desconhecidos, fazendo com que o sistema imunológico ataque a tireóide como se ela fosse um agente estranho no corpo, o que diminui a taxa de T3 e T4.

Veja também:  Cartão Santander Free
2024 2024

A doença da Tireóide é diagnosticada por exame de sangue para medir a taxa dos hormônios. Quando a taxa de TSH é alta no sangue, é um fator determinante para a confirmação da doença, pois os hormônios T3 e T4, em decorrência desse acúmulo de TSH, aparecem em taxas reduzidas.

Além do exame de sangue, os sintomas do hipotireoidismo são bem fáceis de notar. Depressão, fadiga, cabelo e pele ressecada, unhas que quebram com facilidade, apetite reduzido, intestino preso, anemia, aumento irregular de peso, inchaços nos tornozelos e no rosto, irregularidade na menstruação, em mulheres e aumento na taxa de colesterol. Se você tem dois ou mais desses sintomas, consulte já um médico.

A doença não tem cura, mas pode se controlada com remédios para repor os hormônios que não podem ser produzidos. Quem tem a doença reclama do metabolismo lento, que é a tal tendência a engordar. É verdade que o metabolismo lento nos dá dificuldade na hora de emagrecer. Isso se dá por que os hormônios responsáveis pela velocidade do seu metabolismo são, justamente, os T3 e T4. O único jeito de melhorar o quadro é alimentar-se bem e praticar exercícos, seguindo o tratamento da Tireóide regularmente.

Já o hipertireoidismo é o contrário. Ele se desenvolve a partir do excesso destes hormônios. Quando há excesso de T3 e T4, o metabolismo fica hiper acelerado e hiperativo. Uma das funções mais atingidas por esse aumento de velocidade é a digestão, o que explica a magreza característica dos pacientes portadores da doença. E essa aceleração provoca a não-absorção ou a absorção inadequada de vários nutrientes. Um dos motivos para que o hipertireoidismo se desenvolva, é a doença de Graves. Um dos sinais mais claros da doença é a protuberância que se forma no pescoço, chamada de bócio.

Veja também:  Adesivos para Unhas - Fotos, Modelos, Comprar

O diagnóstico de Tireóide se dá com ultrassom na região da tireóide, ou por exame de sangue para medir as taxas de T3 e T4. Se as taxas estiverem muito altas, é hipertireodismo na certa. Alguns dos sintomas da doença estão ligados a pressão alta, e podem causar perda acentuada de peso, tremores, fraqueza dos músculos, nervosismo, calvície, alterações na pele, aumento na produção de suor, diarréia e, nas mulheres, pode ocorrer alterações no fluxo menstrual.

O tratamento da Tireóide se dá com inibidores dos hormônios T3 e T4 ou com a ingestão de iodo radioativo. O tratamento melhor varia de pessoa pra pessoa, então, só um médico de confiança pode te dizer qual o tratamento a seguir. Em raríssimos casos, uma cirurgia para remover a tireóide é feita, em casos de suspeita de tumores ou em caso de aumento acentuado do bócio, que pode atrapalhar na vida do paciente.

AtualizadoAtualizado Net

Aqui você encontra muito conteúdo de qualidade, nossos redatores estão sempre em busca das novidades mais interessantes da internet e de tempos em tempos revisamos nosso conteúdo para ficar sempre atualizado!