Rotavírus – Sintomas, Tratamento, Prevenção, Causas

Rotavírus – O que é preciso saber

 

A infecção por Rotavírus pode afetar pacientes de qualquer faixa etária. Estima que todas as crianças tenham um episódio da infecção até os cinco anos, e que a cada trezentas crianças adoentadas, uma delas morre por complicações provenientes da infecção.

ATUALIZADO 2024

Entre os sete sorotipos de Rotavírus que existem, três deles são capazes de infectar os seres humanos, causando-os gastrenterite aguda. Devido a essa variedade de sorotipos infecciosos, as pessoas podem ser infectadas mais de uma vez, sem ficarem imunes com apenas um ataque.

A infecção é transmitida através do contato fecal-oral, pelo contato direto entre indivíduos, ou através de água e objetos contaminados.

2024 2024

Vale lembrar que, entre os adultos, a infecção por Rotavírus é geralmente benigna.

Sintomas da infecção por Rotavírus: Tirando os casos em que a infecção não apresenta sintomas, o quadro é formato principalmente por episódios de diarréia aguda, febre, mal-estar, vômitos, tosse e coriza (em alguns dos casos) e desidratação, quando o quadro é mais grave. Alguns sintomas como a irritabilidade, a falta de lágrimas, a sede constante e a diminuição do volume de urina podem ser sinais de desidratação, assim como vários outros sintomas.

Veja também: 

Tratamento da infecção por Rotavírus: Como não existe um tratamento específico para combater a infecção, assim como na grande maioria das doenças causadas por vírus, o principal cuidado que se deve ter é manter a criança bastante hidratada, fazendo com que ela recupere a água perdida durante os episódios de vômito e diarréia.

Sobre a hidratação do paciente, vale lembrar que o soro caseiro e outros produtos específicos podem possuir sais minerais não encontrados na água.

Prevenção da infecção por Rotavírus: Lavar as mãos direito e com frequência, principalmente em momentos de mais cuidado, como trocar as fraldas, preparar as refeições e após o uso do banheiro.

Manter sempre limpos os objetos da cozinha.

Lavar bem os alimentos.

Utilizar água tratada, tanto para beber como para preparar os alimentos.

E é sempre importante lembrar que, se houverem suspeitas, o indivíduo deve procurar um médico.

AtualizadoAtualizado Net

Aqui você encontra muito conteúdo de qualidade, nossos redatores estão sempre em busca das novidades mais interessantes da internet e de tempos em tempos revisamos nosso conteúdo para ficar sempre atualizado!