O que é Sustentabilidade – Conceito

Sustentabilidade O que é?

Muito se ouve falar nos últimos anos de Sustentabilidade, principalmente na mídia e sempre quando estão falando sobre o meio-ambiente, futuro do Planeta Terra, natureza, etc. Apesar de muita gente ouvir essa palavra por aí, poucos são os que realmente sabem o seu significado e vivem se perguntando o que é sustentabilidade. Mas afinal, o que é Sustentabilidade?

ATUALIZADO 2024

O conceito do termo Sustentabilidade está relacionado às ações humanas de continuidade dos aspectos sociais, econômicos, ambientais e culturais da sociedade. Em um termo mais claro, Sustentabilidade, na verdade, é a capacidade do ser humano, sozinho ou em grupo, definir atividades e ações com o objetivo de suprir as necessidades humanas atuais, não comprometendo o futuro das gerações seguintes.

Um bom exemplo de Sustentabilidade é o desenvolvimento econômico feito com base em medidas que não agridam o meio ambiente (sustentabilidade ambiental e sustentabilidade econômica), onde são usados recursos naturais de uma forma produtiva e inteligente de modo que isso se mantenha no futuro. Dessa forma, tanto a gente que vive o agora quanto às gerações futuras, poderão aproveitar dos recursos que o planeta nos oferece sem que precisemos destruí-los. Logo, a Sustentabilidade estar em aproveitar esses recursos e devolvê-los ao meio ambiente para que se garanta o seu aproveitamento no futuro.

As principais ações que estão relacionadas à sustentabilidade são:

-Controle da exploração de recursos vegetais de matas e florestas, garantindo assim o replantio dessa vegetação quando for necessário;

– Total preservação das áreas verdes para que não se destinem ao tipo de exploração econômica.

– Ações através de campanhas de incentivos com o objetivo de promover o consumo de alimentos da categoria orgânicos, já que estes são considerados mais saudáveis além de não agredir a natureza com o uso de agrotóxicos;

– Controle de exploração também dos recursos minerais (minérios, carvão, petróleo) com planejamento e de forma racionalizada.

Assim, essas ações assim como outras estão ligadas a diferentes tipos de sustentabilidade, todas com um só objetivo, que é o caso da sustentabilidade ambiental, sustentabilidade social, sustentabilidade empresarial, sustentabilidade nas empresas, sustentabilidade econômica, sustentabilidade na construção civil, entre outras, só vão ajudar a trazer qualidade para o meio ambiente do planeta como um todo.

Benefícios da sustentabilidade do planeta

No fim, a sustentabilidade com todas as suas ações podem, assim, garantir tanto a médio quanto em longo prazo, um planeta Terra desenvolvendo sempre boas condições de vida tanto para a natureza quanto para o próprio ser humano e seus descendentes.

Para saber mais sobre projetos sustentáveis, ver a diferente entre sustentabilidade social, empresarial e ambiental e ficar sabendo de tudo sobre a preservação do meio ambiente acesse o site www.sustentabilidade.net e ajude a salvar o planeta!

AtualizadoAtualizado Net

Aqui você encontra muito conteúdo de qualidade, nossos redatores estão sempre em busca das novidades mais interessantes da internet e de tempos em tempos revisamos nosso conteúdo para ficar sempre atualizado!