Malha Fina Receita Federal – Como Funciona

Dicas e Informações de Como Funciona a Malha Fina da Receita Federal

malha-fina-receita 2024

Todos nós cidadãos brasileiros, sabemos a importância do Imposto de Renda, principalmente quem contribui com o mesmo. Para evitar eventuais constrangimentos é bem recomendável fazer uma boa declaração e com os valores exatos, sem apresentar nenhum tipo de erro, caso contrário, você pode cair na malha fina.

Para quem não sabe a Malha Fiscal da Declaração de Ajuste Anual da Pessoa Física, ou malha fina, como é conhecida popularmente nada mais é que uma revisão, inspeção de toda e qualquer declaração de Imposto de Renda. A supervisão é feita através de modelo eletrônico e visa acabar com os erros em várias declarações de Imposto de Renda, por isso, é bastante importante fazer uma declaração correta e sem apresentar nenhum erro relacionados a sua quantia de contribuinte, caso contrário, a malha fina irá detectar.

ATUALIZADO 2024

Quando entregamos a declaração do Imposto de Renda logo se inicia o processo de verificação, ou seja, a malha fina entra em ação tentando localizar eventuais erros de preenchimento ou até mesmo um erro no valor apresentado em sua declaração do Imposto de Renda. Lembrando que o processo é sempre feito através de procedimentos eletrônicos, ou seja, não há erros em relação à supervisão da malha fina. São várias as verificações feitas, não é apenas uma tudo visando o melhor atendimento e uma melhor verificação. Caso algo esteja errado em sua declaração do Imposto de Renda, fique sabendo que isso pode se caracterizar como uma infração a Legislação Tributária.

Veja também:  Calendário de Pagamentos INSS 2024

Com este problema automaticamente o seu processo de declaração de Imposto de Renda será parado, ou seja, terá de solucionar os problemas encontrados. Em certos casos a SRF resolve o problema internamente, já em outros, terá de ter a presença do contribuinte que será solicitado via intimação.

2024 2024

AtualizadoAtualizado Net

Aqui você encontra muito conteúdo de qualidade, nossos redatores estão sempre em busca das novidades mais interessantes da internet e de tempos em tempos revisamos nosso conteúdo para ficar sempre atualizado!