Corinthians X Palmeiras – Histórico Confrontos, Quem Ganhou Mais

Histórico dos Confrontos entre Corinthians e Palmeiras e Quem Ganhou Mais

Que os jogos entre Corinthians e Palmeiras são alguns dos maiores clássicos do futebol brasileiro, se não mundial, isso não é novidade. Nem é novidade que essa é uma das rivalidades mais antigas e fervorosas do futebol nacional. Esses jogos já vem sendo disputados há 95 anos, antes mesmo de o Palmeiras se chamar Palmeiras. O antigo Palestra Itália, como era chamado, jogava sob as cores da bandeira Italiana, o verde, o branco e o vermelho. No começo, o Palestra Itália venceu o Corinthians por 3 a 0. Caetano marcou sozinho os três gols. Três meses depois, o Palestra levaria a melhor, de novo, por 3 a 1. Gols de Caetano, Ministro e Severino. Neco marcaria o único gol do Corinthians Paulista na partida. Ainda era 1917, e Campeonato Paulista.

ATUALIZADO 2024

Reza a lenda que a rivalidade entre os dois times nasceria de um osso de boi. Os atletas costumavam comer em uma pensão. Um dia, 17 de Março de 1918, os jogadores do Paletra arremessaram o famoso osso de boi, que vinha talhado com a frase: “O Corinthians é canja de galinha para o Palestra”. Isso enfureceu os alvinegros, que lutaram e conseguiram empatar o próximo jogo em 3 x 3, com dois gols de Neco e um de Bororó, sendo que todos os gols do Palestra foram de Heitor. Esse osso é um símbolo da luta alvinegra, e está guardado na sede do Clube até hoje. O Corinthians só chegaria a vencer o Palmeiras em 3 de Maio do ano seguinte, 1919. A vitória em cima do alviverde foi por 3 x 0, no estádio da Floresta, com gols de Américo, Garcia e Roverso.

Mas parece que o destino do time alvinegro para os primeiros anos não era muito bom. O time sofreu com um tabu de 4 anos na década de 30, onde o, já chamado Palmeiras, venceria 11 vezes seguidas e empataria uma vez. Foi também durante esse tabu que a maior goleada da história do clássico aconteceria: o Palmeiras faria o incrível placar de 8 x 0, no dia 5 de Novembro de 1933, numa partida que valia para o Campeonato Paulista e o Torneio Rio-São Paulo.

2024 2024

O maior tabu da história de Corinthians e Palmeiras ocorreu no ínício dos anos 30. De 4 de maio de 1930 a 5 de agosto de 1934, o Palmeiras obteve 11 vitórias e um empate diante do rival. A maior goleada do clássico aconteceu neste período: Palmeiras 8 x 0, em 5 de novembro de 1933, em partida válida por duas competições (Campeonato Paulista e Torneio Rio-São Paulo).

Veja também:  Fachadas de Casas Coloniais

Contando com um titular da seleção de Copa de 38, o jogador Romeu Pellicciari, o time marcou quatro vezes, e ainda marcaria com Imparato, três, e fecharia a goleada com um gol de Gabardo. A equipe do Palestra tinha como técnico, Humberto Cabeli e, como time, Nascimento, Carnera e Junqueira, Tunga, Dula e Tuffy, Avelino, Gabardo, Romeu Pellicciari, Lara e Imparato. O tabu do Palmeiras só acabaria em 30 de setembro de 1934 depois do Corinthians marcar um 2 x 0, todos os dois gols de Zuza.

Mas a primeira decisão de final de Palmeiras e Corinthians só aconteceria quase 3 anos depois, em 9 de maio de 1937. Apesar de o tabu ter sido quebrado, o Palestra ainda era o dono da década. Depois de dois placares de 0 x 0 em casa e no Parque São Jorge, a última partida marcou 2 x 1 para os palestrinos. Dois gols de Luizinho e Moacyr, com um desconto de Filó. O Campeonato Paulista de 1936 era dos alviverdes.

O segundo golpe duro contra o Corinthians viria em 25 de abril de 1948, em mais uma goleada do Palmeiras, que ganhou a partida por 6 x 0, dois gols de Bóvio, um de Osvaldinho, um de Canhotinho, um de Artur e um gol de Lula. O Corinthians se vingaria em 27 de agosto de 1952, no mesmo Pacaembu onde levara essa goleada. Com Carbone, o alvinegro marcaria 4 dos 5 gols, sendo o quinto de Cláudio, e o desconto alviverde viria de Odiar. O placar seria de 5 x 1.

O jogo de Corinthians e Palmeiras mais empolgante do clássico paulista, com certeza, aconteceu em em 18 de janeiro de 1953, no mesmo abençoado Pacaembu, quando o Corinthians venceria o Palmeiras por 6 x 4 numa partida de tirar o fôlego, cheia de viradas incríveis e lindos gols, 3 de Cláudio, dois de Baltazar e um de Carbone para os corinthianos, contra dois gols de Odair um de Rodrigues e um de Liminha, para os alviverdes.

E o timão ainda ganharia mais uma glória, ao vencer o título paulista de 1954, ganhando a taça do quarto centenário de São Paulo, por um empate de 1 x 1, num Pacaembu lotado de torcedores fanáticos. Um gol do lado alvinegro de Luisinho, e um gol do lado alviverde de Nei. Nessa partida, a ironia: o time palestrino de Aymoré Moreira vestia azul em homenagem a Itália, sendo derrotada. Que vergonha.

Veja também:  Closet para Apartamentos - Fotos, Preço, Modelos

Mas isso não duraria muito. Vinte anos depois, os palmeirenses comemorariam, numa vitória de 1 x 0 pelo Paulista de 74, a torcida alviverde gritaria em uníssono: “Zun Zun Zun, é 21!”. O Corinthians não ganhava um estadual há 21 anos. Só em 1982, o Corinthians igualaria tal vitória, ao vencer o Palmeiras por 5 x 1, ganhando o Paulista. O time alvinegro contava com os ídolos Casagrande, Sócrates e Biro-Biro, donos dos gols da partida, sendo três do primeiro, e um de cada um dos outros dois. Jorginho faria o gol solitário do alviverde naquela partida. A rebatiada do palestrino viria em 1993, depois de perder a primeira partida por 1×0 com o famoso gol de Viola, que ridicularizou o time alviverde, imitando um porco, o Palmeiras faria uma bela goleada por 4 x 0 com direito a prorrogação. O verdão não ganhava um paulista desde 1976.

E o combate entre Corinthians e Palmeiras não parava por aí. Em 1995, o Timão se vingaria, ganhando do Verdão com um golaço de Marcelinho carioca, de falta. E em 1999, o Corinthians ganharia o Paulista num duelo marcado por confusões e provocações, como as embaixadinhas de Edilson. Ainda em 1999, o alvinegro seria eliminado da Libertadores pelo palestrino. Tudo por que, nos penâltis, o goleiro Marcos agarrou um pênalti de Vampeta. E o goleiro repetiria o feito, em 2000, ao agarrar um penâlti de falta de Marcelinho.

No último clássico entre Corinthians e Palmeiras, em 8 de Março de 2024, Ronaldo empataria para o Corinthians na sua primeira e última vez que entraria para o time alvinegro.

E aqui vão as estatísticas para saber quem ganhou mais:

Foram 329 clássicos, 119 vitórias do Palmeiras contra 112 do Corinthians, foram 98 empates, o Palmeiras marcou 483 gols e o Cornthians 442. Os artilheiros da história dos dois times foram os jogadores Cláudio, do Corinthians, que marcou 21 gols e Heitor, do Palmeiras, que marcou 14 gols. O jogador mais atuante nos clássicos, foi o jogador Ademir da Guia, que jogou em 57 partidas do clássico ao lado do Palmeiras

 

AtualizadoAtualizado Net

Aqui você encontra muito conteúdo de qualidade, nossos redatores estão sempre em busca das novidades mais interessantes da internet e de tempos em tempos revisamos nosso conteúdo para ficar sempre atualizado!