Dicas simples para começar a adotar hábitos alimentares saudáveis

Muitos médicos e nutricionistas alertam a décadas: a base para uma boa saúde é adotar bons hábitos alimentares e associá-los à prática regular de atividades físicas.

Nosso organismo necessita de vitaminas e nutrientes contidos em alimentos naturais como as frutas, verduras e legumes. Da mesma forma, nosso corpo necessita de movimento. Essas duas práticas auxiliam a reduzir o risco de doenças cardíacas e muitos outros problemas, como a obesidade.

habitos-alimentares-saudaveis 2022

ATUALIZADO 2022

Benefícios de seguir uma Alimentação Saudável

Existem inúmeros benefícios de consumir regularmente alimentos saudáveis. Existem centenas de frutas, verduras e legumes que podemos (e devemos) consumir diariamente, garantindo a ingestão de diversos nutrientes e vitaminas contidas nos mais diversos alimentos naturais.

Além de afastar o risco de doenças, melhorar a disposição e o bom funcionamento do organismo como um todo, tais alimentos ainda contribuem com a nossa aparência, auxiliando na perda de peso e na boa aparência da pele e dos cabelos.

2022 2022

Tudo isso é possível graças ao consumo regular de alimentos ricos em fibras, vitaminas e diversos nutrientes. E mesmo que você torça o nariz para alguma hortaliça, vale a pena trocá-la por outra. Se você tem dificuldades em melhorar sua alimentação, as dicas a seguir com certeza vão te ajudar!

Dicas para adotar hábitos alimentares saudáveis

Duas frutas por dia

Não é novidade a importância do consumo de frutas. Elas auxiliam no bom funcionamento do intestino e hidratam nosso corpo, entre vários outros benefícios.

A dica é consumir pelo menos duas frutas por dia.

Dois litros de água por dia

É fundamental beber pelo menos 2 litros de água por dia. Nosso corpo precisa se manter hidratado para funcionar bem. Beber pouca água pode ocasionar uma série de problemas indesejados.

Muito verde no prato

Aposte nas saladas de folhas verdes como alface, rúcula, couve, etc. Elas são ricas em diversos nutrientes e fibras. Além disso, é muito fácil de se consumir (e são deliciosas).

Menos sal na comida

Os malefícios do sal já são bem conhecidos e por isso vale o alerta: evite o uso excessivo na comida, seja no preparo ou no tempero de saladas, por exemplo.

É possível fazer um almoço saboroso sem usar sal em excesso. E acredite: com o tempo você se acostuma a comer alimentos com menos sal.

Veja também:  Cursos Via Rápida Empregos 2022

Menos açúcar

O mesmo vale para o açúcar! Problemas como diabetes e obesidade estão relacionados ao consumo em excesso de açúcar, seja em alimentos industrializados como doces e refrigerantes, como no uso excessivo em casa.

Hoje isso pode até parecer um absurdo, mas nem mesmo o cafezinho precisa de açúcar! Faça o teste: reduza o consumo de açúcar e você vai sentir mais disposição e energia, além de evitar uma série de problemas de saúde.

Coma mais verduras e legumes

Na hora de preparar a refeição, aposte sempre em acompanhamentos com verduras e legumes. Seja em refogados ou saladas, ao incluir esses alimentos nas suas receitas deliciosas você garante mais sabor e saúde na sua mesa

Aposte nos sucos

Sucos naturais são uma excelente maneira de consumir os nutrientes. Além disso, essa é uma ótima maneira de garantir o consumo de frutas e verduras que você não goste.

Por exemplo, você pode fazer suco de laranja e misturar com cenoura, beterraba, couve, maçã, mamão, morangos, etc. Dessa forma você estará consumindo esses alimentos em misturas deliciosas.

E mais uma vez: não abuse do açúcar! Você pode adoçar seu suco com mel ou apenas misturar frutas com sabor adocicado, como o morango.

Como sugestão, vou deixar a seguir a receita de um suco saudável e delicioso:

  • 1 Fatia de melancia
  • 100 ml de água gelada
  • 3 pedras de gelo
  • 1 pedaço de gengibre (2 centímetros)
  • Adoçante opcional a gosto

Basta bater tudo no liquidificador.

A melancia é antioxidante, previne o envelhecimento precoce e melhora a pressão arterial. Já o gengibre é um poderoso anti-inflamatório, que age melhorando a imunidade, dores musculares e doenças respiratórias, como asma, bronquite e tosse.

Você pode ter poderosas combinações de bebidas saudáveis que vão auxiliar no bom funcionamento do organismo ao garantir a ingestão de diversos nutrientes.

Adotar bons hábitos alimentares não é difícil, basta começar e ser perseverante. As dicas dadas aqui são simples, mas vão fazer muita diferença na sua saúde e bem estar.

Dicas simples para começar a adotar hábitos alimentares saudáveis 2022