Dicas simples para começar a adotar hábitos alimentares saudáveis

Muitos médicos e nutricionistas alertam a décadas: a base para uma boa saúde é adotar bons hábitos alimentares e associá-los à prática regular de atividades físicas.

Nosso organismo necessita de vitaminas e nutrientes contidos em alimentos naturais como as frutas, verduras e legumes. Da mesma forma, nosso corpo necessita de movimento. Essas duas práticas auxiliam a reduzir o risco de doenças cardíacas e muitos outros problemas, como a obesidade.

habitos-alimentares-saudaveis 2024

Benefícios de seguir uma Alimentação Saudável

Existem inúmeros benefícios de consumir regularmente alimentos saudáveis. Existem centenas de frutas, verduras e legumes que podemos (e devemos) consumir diariamente, garantindo a ingestão de diversos nutrientes e vitaminas contidas nos mais diversos alimentos naturais.

ATUALIZADO 2024

Além de afastar o risco de doenças, melhorar a disposição e o bom funcionamento do organismo como um todo, tais alimentos ainda contribuem com a nossa aparência, auxiliando na perda de peso e na boa aparência da pele e dos cabelos.

Tudo isso é possível graças ao consumo regular de alimentos ricos em fibras, vitaminas e diversos nutrientes. E mesmo que você torça o nariz para alguma hortaliça, vale a pena trocá-la por outra. Se você tem dificuldades em melhorar sua alimentação, as dicas a seguir com certeza vão te ajudar!

2024 2024

Dicas para adotar hábitos alimentares saudáveis

Duas frutas por dia

Não é novidade a importância do consumo de frutas. Elas auxiliam no bom funcionamento do intestino e hidratam nosso corpo, entre vários outros benefícios.

A dica é consumir pelo menos duas frutas por dia.

Dois litros de água por dia

É fundamental beber pelo menos 2 litros de água por dia. Nosso corpo precisa se manter hidratado para funcionar bem. Beber pouca água pode ocasionar uma série de problemas indesejados.

Veja também:  Como evitar o fim de um namoro ou casamento

Muito verde no prato

Aposte nas saladas de folhas verdes como alface, rúcula, couve, etc. Elas são ricas em diversos nutrientes e fibras. Além disso, é muito fácil de se consumir (e são deliciosas).

Menos sal na comida

Os malefícios do sal já são bem conhecidos e por isso vale o alerta: evite o uso excessivo na comida, seja no preparo ou no tempero de saladas, por exemplo.

É possível fazer um almoço saboroso sem usar sal em excesso. E acredite: com o tempo você se acostuma a comer alimentos com menos sal.

Menos açúcar

O mesmo vale para o açúcar! Problemas como diabetes e obesidade estão relacionados ao consumo em excesso de açúcar, seja em alimentos industrializados como doces e refrigerantes, como no uso excessivo em casa.

Hoje isso pode até parecer um absurdo, mas nem mesmo o cafezinho precisa de açúcar! Faça o teste: reduza o consumo de açúcar e você vai sentir mais disposição e energia, além de evitar uma série de problemas de saúde.

Coma mais verduras e legumes

Na hora de preparar a refeição, aposte sempre em acompanhamentos com verduras e legumes. Seja em refogados ou saladas, ao incluir esses alimentos nas suas receitas deliciosas você garante mais sabor e saúde na sua mesa

Aposte nos sucos

Sucos naturais são uma excelente maneira de consumir os nutrientes. Além disso, essa é uma ótima maneira de garantir o consumo de frutas e verduras que você não goste.

Por exemplo, você pode fazer suco de laranja e misturar com cenoura, beterraba, couve, maçã, mamão, morangos, etc. Dessa forma você estará consumindo esses alimentos em misturas deliciosas.

E mais uma vez: não abuse do açúcar! Você pode adoçar seu suco com mel ou apenas misturar frutas com sabor adocicado, como o morango.

Veja também:  Multas RJ, Consultar Multas no Detran RJ

Como sugestão, vou deixar a seguir a receita de um suco saudável e delicioso:

  • 1 Fatia de melancia
  • 100 ml de água gelada
  • 3 pedras de gelo
  • 1 pedaço de gengibre (2 centímetros)
  • Adoçante opcional a gosto

Basta bater tudo no liquidificador.

A melancia é antioxidante, previne o envelhecimento precoce e melhora a pressão arterial. Já o gengibre é um poderoso anti-inflamatório, que age melhorando a imunidade, dores musculares e doenças respiratórias, como asma, bronquite e tosse.

Você pode ter poderosas combinações de bebidas saudáveis que vão auxiliar no bom funcionamento do organismo ao garantir a ingestão de diversos nutrientes.

Adotar bons hábitos alimentares não é difícil, basta começar e ser perseverante. As dicas dadas aqui são simples, mas vão fazer muita diferença na sua saúde e bem estar.

AtualizadoAtualizado Net

Aqui você encontra muito conteúdo de qualidade, nossos redatores estão sempre em busca das novidades mais interessantes da internet e de tempos em tempos revisamos nosso conteúdo para ficar sempre atualizado!