Ferramentas que todo profissional de SEO precisa conhecer

Existem ferramentas que são essenciais para planejar, executar e monitorar projetos de SEO em qualquer perfil de complexidade

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A internet continua evoluindo diariamente. Junto às mudanças diárias, o SEO vem crescendo cada vez mais. Hoje, muitas empresas recorrem a uma agência de SEO para construir projetos cada vez mais complexos, visando resultados por meio de estratégias orgânicas.

Isso é possível graças à expertise em constante evolução dos profissionais de SEO e às diferentes ferramentas disponíveis para o trabalho na área. Continua sendo curioso analisar como rapidamente o Google saiu de uma ”simples biblioteca de conteúdos” para um dos segmentos mais importantes do mercado de tecnologia.

ATUALIZADO 2024

Neste artigo, vamos passar por algumas das principais ferramentas que qualquer pessoa que trabalha com SEO precisa conhecer. Elas fazem parte da rotina de escopos que passam pelos estagiários, pautam as decisões de analistas e principalmente as estratégias de negócio. Assim como a internet, essas ferramentas estão em constante adaptação para o cenário da tecnologia.

Google Search Console

Velho conhecido de analistas de SEO, planejadores de conteúdo e desenvolvedores, o GSC, como é conhecido, passou por algumas reformulações em 2024. Ele é usado principalmente para monitorar métricas de tráfego orgânico, como impressões, cliques e posição média. Recentemente, ganhou funcionalidades que melhoram o entendimento do engajamento em conteúdos e identificação de problemas técnicos.

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Google Analytics 4

Substituindo seu irmão Universal Analytics, o GA4 é uma ferramenta robusta, que também pode ser utilizada na rotina de profissionais de SEO. É importante para gerar relatórios de tráfego orgânico, complementar análises de desempenho técnico e mapear oportunidades de negócio, por exemplo, em lojas virtuais que possuem estratégias orgânicas em aquisição.

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SEMRush

Essa é outra ferramenta bastante robusta e utilizada por praticamente todos os profissionais de SEO, sejam eles do escopo de conteúdo ou técnico. O SEMRush possui funcionalidades como pesquisa de palavras-chave, análises competitivas, auditoria técnica, oportunidades de link building, entre outras.

Ahrefs

Similar ao SEMRush, o Ahrefs é mais utilizado para monitoramento de backlinks, listas de palavras-chave e evolução de ranking. É uma ferramenta com bastante versatilidade de uso, com dados precisos que permitem a criação personalizada de relatórios de ranking e podem ser integrados a dashboards ou enviados por e-mail de forma recorrente.

Chat GPT

É a principal ferramenta puxando o carro da Inteligência Artificial na internet, na qual todos os profissionais, mas principalmente os de SEO, precisam se aprofundar. Além de oferecer algumas das mesmas funcionalidades das ferramentas anteriores, como pesquisa de palavras-chave, o Chat GPT pode servir para potencializar conteúdos, visando melhorar uma estratégia para critérios de relevância do Google, por exemplo.

Yoast SEO

É uma extensão que permite realizar o SEO ”arroz com feijão”, indicada para profissionais iniciantes ou que não possuem muitos recursos disponíveis para otimizações mais complexas. É uma ferramenta que pode ser usada como guia para melhorar conteúdos, principalmente em blogs e páginas estáticas, garantindo as boas práticas do SEO básico.

Excel e Google Sheets

Por mais que as ferramentas estejam habilitadas para gerar relatórios automáticos e visualizações de dados personalizadas, as planilhas ainda são parte fundamental no dia a dia do SEO. Fórmulas básicas e outras funcionalidades ajudam a organizar dados de maneira mais eficaz, principalmente em grandes volumes, o que é comum em projetos de sites maiores.

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Loja de extensões para navegadores web

Navegadores como o Google possuem lojas de extensões repletas de ferramentas que deixam a rotina de SEO mais prática. As opções facilitam análises técnicas, extração de dados e até mesmo a integração com ferramentas de monitoramento. É importante garantir o uso de extensões verificadas e sempre conferir quais dados estão sendo compartilhados.

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