Dicas de causas, sintomas, tratamento e prevenção da hanseníase
A Hanseníase é uma doença muito conhecida no Brasil, principalmente pelo fato dela existir a mais de séculos atrás. No país já existem vários relatos da presença da doença. Ela é um tipo de doença que pode ser detectada facilmente porem depois de muito tempo após a incubação. A incubação leva muito tempo de 3 a 5 anos para sentir sintomas e visivelmente a doença proliferando nos órgãos como a pele e nervos, em alguns casos ela pode atacar até os testículos, olhos e até o fígado. A hanseníase já foi conhecida por vários nomes populares como mal-de-lázaro, mal-de-sangue e lepra. Ela é causada pelo micróbio Bacilo de Hansen.
A doença não é facilmente contagiosa, ela é contraída pelo ar, a pessoa infectada libera bacilos no ar e aí é quando é feito o contagio. Porém a maioria das pessoas são resistentes a esse micróbio, é comprovado que 95% de pessoas em contato com o micróbio não são contagiadas. Em algumas pessoas infectadas a doença não se desenvolve. O contagio não ocorre com um simples contato entre pessoas (contato social), mais que isso, para se transmitir a doença é preciso ter um contato mais intimo por mais de uma vez.
Um dos sintomas mais populares são os aparecimentos de manchas esbranquiçadas e avermelhadas pelo corpo, essas manchas normalmente são dormentes, inchaços, caroços ou até dor nas articulações e músculos também podem ser sintomas. Nariz seco e com feridas e até com secreções de sangue pode aparecer. O tratamento é bem fácil de fazer, mais é claro que isso se você levar a serio o tratamento do começo ao fim. Ele é feito a base de medicamentos, no qual também pode depender do tipo de Hanseníase que você tenha, o tratamento pode levar de 6 a 12 meses, e ele é totalmente tranquilo.
ATUALIZADO 2024
Atualizado Net
Aqui você encontra muito conteúdo de qualidade, nossos redatores estão sempre em busca das novidades mais interessantes da internet e de tempos em tempos revisamos nosso conteúdo para ficar sempre atualizado!