Alistamento Militar 2024 – Inscrição

Dicas de como fazer a inscrição para o alistamento militar de 2024

alistamento-militar 2024

O alistamento militar 2024 é uma obrigação que todo cidadão homem brasileiro – e também estrangeiro – deve cumprir no ano em que completa seus 18 anos de idade. O alistamento não é obrigatório somente aos homens nascidos no Brasil, mas também para os cidadãos naturalizados, assim que recebem o Certificado de Naturalização ou o Certificado de Assinatura do Termo de Opção. Para aqueles que se alistarem até o dia 30 de Abril, sua seleção vai ocorrer no mesmo ano e ele poderá prestar serviço militar se for convocado no ano seguinte; por outro lado, os que se alistarem depois desse dia, até o dia 30 de Junho participarão da seleção apenas no próximo ano.

Para se alistar no serviço militar, o jovem deve ir a uma Junta de Serviço Militar (JSM) de sua cidade, com os seguintes documentos em mãos:

ATUALIZADO 2024

• Certidão de Nascimento ou Casamento original ou RG;

• Certidão de Naturalização ou Termo de Opção (para brasileiros naturalizados ou por opção);

2024 2024

• Registro de emancipação (no caso de índios);

• Duas fotos 3×4 sem data e recentes;

• Comprovante de residência.

Quem vai fazer o alistamento em outros países, deve procurar o Consulado ou a Embaixada Brasileira.

Veja também:  Alistamento Militar 2024 - Cadastro, Inscrição

O que fazer após o alistamento

Após o alistamento, o candidato recebe um Certificado de Alistamento Militar (CAM), que apresenta um lugar no verso para vários carimbos e datas de comparecimento para seleção.

O candidato precisa ir até o local de seleção para fazer testes de saúde, de força, entrevista e outros quesitos. Se ele obtiver bons resultados, terá a possibilidade de prestar serviços militares na Marinha, no Exército ou na Aeronáutica, dependendo das vagas e da escolha do candidato.

No dia da Seleção Geral de Alistamento 2024, será preciso ir ao local marcado no CAM portando os seguintes documentos:

• Certificado de Alistamento Militar (CAM);

• Documento de identidade (RG);

• Certidão de nascimento dos filhos, caso os tenha;

• Certidão de casamento original, caso seja casado;

• Declaração Escolar: Certificado de conclusão ou atestado de frequência (opcional);

• Atestado médico com CID, em caso de portadores de problemas de saúde.

É importante saber que não é permitido comparecer à Seleção Geral usando camiseta cavada, bermuda ou chinelos.

Para os candidatos dispensados do serviço militar, será marcado um ia e um horário para fazer o Juramento à Bandeira, e então, será entregue o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

No caso dos portadores de necessidades especiais, estes deverão também se alistar, mas receberão o Certificado de Isenção (CI) para que sejam dispensados.

Em caso de não alistamento

O candidato tem um limite para se alistar: dos 18 anos aos 45 anos. Caso ele não o faça, será preciso pagar uma multa que aumenta de valor com o passar do tempo.

Quem não se alistar terá uma dívida com o Serviço Militar, não poderá prestar concursos públicos, tirar passaporte, se matricular em uma universidade, entre outras punições.

Veja também:  Motos Dafra 2024 - Fotos, Preços

Os que se alistarem, mas não comparecerem à Seleção Geral, serão reconhecidos como Refratários, e além de pagar uma multa pelo atraso, terão prioridade para a prestação dos serviços militares.

Para ver as dúvidas frequentes e obter outras informações, acesse o site do Exército Brasileiro: http://www.exercito.gov.br/web/ingresso/alistamento-militar.

AtualizadoAtualizado Net

Aqui você encontra muito conteúdo de qualidade, nossos redatores estão sempre em busca das novidades mais interessantes da internet e de tempos em tempos revisamos nosso conteúdo para ficar sempre atualizado!