Dicas de economia de energia para o seu lar

Ferramentas adequadas e um pouco de atenção ajudam a fazer ajustes significativos que diminuem a conta de luz e contribuem para um estilo de vida mais sustentável

dicas-de-economia-de-energia-para-o-seu-lar 2024

Para quem deseja economizar energia em casa, há maneiras eficazes que contribuem para a redução de custos, além de ajudar na proteção do meio ambiente. Assim, uma verdade quase absoluta é que muitos de nós procuramos maneiras simples e práticas para fazer a diferença, não é mesmo?

Para isso, é preciso fazer algumas adaptações na rotina. Se deseja alcançar o objetivo de pouco gasto no final do mês, com esses pequenos ajustes o impacto, certamente, será significativo. Um bom exemplo são os aparelhos comuns, como a geladeira, que quando usados corretamente podem se tornar aliados na economia de energia com mudanças simples.

ATUALIZADO 2024

Portanto, quando for comprar sua geladeira na Black Friday, tenha em mente que o uso consciente e econômico da energia dentro da sua residência vai além da escolha de eletrodomésticos, envolve também a maneira como utilizamos e mantemos todos os aparelhos e sistemas em casa.

Como monitorar o consumo de energia dentro da sua casa?

É muito simples monitorar o consumo de energia em casa, basta adotar algumas estratégias eficazes para entender melhor como a eletricidade está sendo utilizada. Dessa forma, será possível economizar.

2024 2024

Medidores de energia

Os medidores de energia são dispositivos conectados diretamente ao quadro elétrico da casa ou plugados em tomadas individuais. A função deles é permitir que você acompanhe o consumo de energia de forma detalhada, indicando quais aparelhos estão gastando mais.

Veja também:  Credito Pessoal Caixa – Simulação

Aplicativos de monitoramento

Por meio de aplicativos acoplados a muitos desses medidores, você consegue  acessá-los pelo smartphone ou tablet, a fim de acompanhar o consumo de energia de cada aparelho ou setor da casa. Alguns deles oferecem funcionalidades extras, como a programação do desligamento de dispositivos em horários de pico ou alertas quando o consumo atinge níveis elevados. Assim, os moradores conseguem manter o controle do consumo elétrico de maneira prática e acessível.

Identificando os vilões do consumo

Eletrodomésticos antigos, aparelhos eletrônicos deixados em stand-by e sistemas de aquecimento ou refrigeração mal regulados são frequentemente os maiores responsáveis pelo desperdício de energia. Por isso, ao monitorar o consumo de energia, conseguimos identificar quais aparelhos estão consumindo mais do que deveriam.

Uma vez identificados, tome algumas medidas para reduzir o consumo, como substituir aparelhos antigos por modelos mais eficientes, desconectar eletrônicos quando não estão em uso ou ajustar o termostato para uma temperatura mais econômica.

Portanto, faça o monitoramento e compreenda como está ocorrendo o consumo elétrico na sua casa para adotar hábitos mais conscientes e eficientes, gerando mais economia para o seu bolso no final de cada mês.

Dicas para economizar energia dentro de casa

Atingir a tão cobiçada economia na conta de luz pode parecer um bicho de sete cabeças, mas é mais fácil do que parece e pode fazer uma grande diferença na sua conta, assim como no impacto ambiental. Para isso, confira o passo a passo:

  • faça a substituição das lâmpadas incandescentes por modelos LED, já que consomem até 80% menos energia e têm uma vida útil muito maior;
  • desconecte os aparelhos da tomada ou use uma régua de energia com botão de desligar para cortar o consumo fantasma;
  • mantenha cortinas e persianas abertas durante o dia para aproveitar ao máximo a luz natural;
  • lave roupas e louças apenas quando a máquina estiver cheia e use as funções econômicas, como lavagem com água fria;
  • descongele o freezer regularmente para garantir que ele funcione de maneira eficiente;
  • nos corredores ou na garagem, a instalação de sensores de presença geram economia, já que as luzes só se acendem quando necessário;
  • isole melhor as portas e janelas para evitar a perda de calor no inverno e a entrada de calor no verão;
  • mantenha o termostato entre 18°C e 20°C durante o inverno;
  • no verão, ajuste o ar-condicionado para 24°C ou mais;
  • faça a limpeza regular dos filtros de ar-condicionado e a manutenção de equipamentos, como geladeiras e aquecedores, para garantir que funcionem com eficiência;
  • invista em painéis solares. Embora o investimento inicial seja maior, a economia a longo prazo e o benefício ambiental são consideráveis;
  • Use medidores de energia ou aplicativos que permitem acompanhar o consumo em tempo real.
Veja também:  Rádio Uol - Ouvir Online - www.radiouol.com.br

AtualizadoAtualizado Net

Aqui você encontra muito conteúdo de qualidade, nossos redatores estão sempre em busca das novidades mais interessantes da internet e de tempos em tempos revisamos nosso conteúdo para ficar sempre atualizado!