Simec – www.simec.mec.gov.br

Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação

simec 2024

 

O Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (Simec) é um recurso que pode ser acessado de qualquer computador que tenha acesso à internet. É recomendável que se utilize a versão mais atualizada do navegador Mozilla Firefox. Atualmente o SIMEC apresenta 12 módulos diferentes:

PPA-Monitoramento e Avaliação – Módulo de Monitoramento e Avaliação
Tem a função de monitorar e avaliar as ações e programas do PPA (Plano Plurianual)

ATUALIZADO 2024

Programação Orçamentária – Módulo de Programação Orçamentária
Permite a elaboração da Proposta Orçamentária do Ministério da Educação
Sistemas Relacionados: SIGPLAN, SIDOR

PPA-Elaboração e Revisão – Módulo de Elaboração e Revisão
Este programa possibilita a elaboração e revisão dos Programas e ações do PPA (Plano Plurianual)

2024 2024

Orçamentário e Financeiro – Módulo Orçamentário e Financeiro
Permite o acompanhamento da execução Orçamentário Financeira do MEC

PDE – Módulo de Monitoramento do Plano de Desenvolvimento da Educação
Possibilita a elaboração e Acompanhamento do Plano de Desenvolvimento da Educação.

Gerência de Projetos – Módulo de Gerenciamento de Projetos
Permite o planejamento de Projetos e acompanhamento e controle da execução de tarefas.

REUNI – REUNI – Reestruturação e Expansão das Universidades
Tem por finalidade a captação online dos projetos das Instituições Federais de Ensino Superior

PAR – Plano de Metas – Módulo PAR – Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação
O objetivo é permitir a captação do diagnóstico e definição do plano de ações articuladas de cada estado, on-line.

Brasil Profissionalizado – Brasil Profissionalizado
Este programa permite a captação do diagnóstico e definição do plano de ações articuladas para o Ensino Médio Integrado a Educação Profissional e Tecnológica dos estados e municípios, on-line.

Veja também:  Vagas de Empregos Temporários

Monitoramento de Obras – Modulo de Monitoramento de Obras
Tem a finalidade de monitorar obras de engenharia e infraestrutura das unidades, estados e municípios.

SIG – Informações para Presidência – Módulo de Informações Gerenciais
É um módulo de informações gerenciais para subsidiar a elaboração de documentos, e agenda da presidência.

REHUF – Módulo REHUF
Este programa avalia recursos e infra-estrutura e financeira dos hospitais universitários federais, para diagnosticar a situação e propor planos de melhorias.

Cadastro:

A elaboração do PAR (Plano de Ações Articuladas) e o acompanhamento das vias legais apropriadas são feitos no Simec, onde serão acessíveis várias outras informações importantes para o município.

O cadastro no Simec deve ser pedido pelo(a) dirigente municipal de educação. Os procedimentos são:

  1. Acesse o endereço eletrônico do Simec (http://simec.mec.gov.br), preferencialmente pelo navegador Mozilla Firefox (a versão mais atual).
  2. Inicie o cadastro clicando em “Solicitar Cadastro”. A caixa de “Acesso ao Sistema” está à direita da tela inicial.
  3. Aparece a tela “Solicitação de Cadastro de Usuários”. Selecione o módulo “PAR – Plano de Metas” informe o CPF do(a) dirigente municipal de educação e clique em  “continuar”.
  4. Então vem o cadastro propriamente dito.

O(A) dirigente municipal de educação deve:

  1. Informar o nome completo e assinalar o sexo;
  2. Selecionar a Unidade Federal do órgão (Estado) onde exerce a função;
  3. Selecionar o Município onde exerce a função;
  4. Selecionar, no campo “tipo de órgão”, o item “municipal”;
  5. Selecionar, no campo “órgão”, o item “Prefeitura Municipal de (nome do município)”;
  6. Informar o telefone fixo da secretaria municipal de educação com DDD;
  7. Informar, no campo de e-mail, o endereço eletrônico pessoal do(a) dirigente municipal de educação – Se o(a) dirigente não tiver um e-mail, pode informar o endereço institucional da Secretaria Municipal de Educação. Não pode ser cadastrado e-mail de outra pessoa;
  8. Digitar novamente o site informado para confirmá-lo;
  9. Selecionar a função/cargo: “Dirigente Municipal de Educação” (mesmo que no seu município se utilize outro nome para a função);
  10. Preencher o campo “observações” com a justificativa do cadastramento. Sugestão: “Cadastro para elaboração e monitoramento do PAR”;
  11. Selecionar o perfil “equipe municipal”;
  12. Clicar em “enviar solicitação”.
Veja também:  Microapartamentos Decoração - Fotos

Depois que esses procedimentos forem realizados, o Simec receberá a petição do seu cadastro e enviará uma mensagem automática confirmando o recebimento das informações. A solicitação do seu cadastro será analisada pela equipe técnica do PAR e, depois que for aprovada, uma senha será enviada para o site inserido no cadastro.

É importante que o dirigente esteja atento, pois existem provedores que enviam as mensagens do Simec diretamente para o lixo eletrônico por reconhecê-las como spam. O município também pode solicitar o cadastro do(a) prefeito(a) municipal e uma pessoa indicada pelo(a) dirigente municipal de educação.

Se a solicitação de acesso for enviada para uma pessoa indicada pelo(a) dirigente, esta pessoa faz o cadastro no Simec, e o(a) dirigente precisa mandar uma mensagem para a equipe técnica do PAR , identificando-se como dirigente municipal de educação (nome completo, UF e nome do município) e autorizando a liberação da senha para a pessoa indicada (nome completo e CPF). Para a petição ser aceita, a mensagem precisa ser enviada do endereço eletrônico do(a) dirigente municipal de educação.


AtualizadoAtualizado Net

Aqui você encontra muito conteúdo de qualidade, nossos redatores estão sempre em busca das novidades mais interessantes da internet e de tempos em tempos revisamos nosso conteúdo para ficar sempre atualizado!