Plataforma Lattes – Inscrição e Cadastro

Dicas de como fazer a inscrição e o cadastro na Plataforma Lattes

Quem faz curso universitário sabe o quanto é importante ter um currículo acadêmico, o conhecido currículo Currículo Lattes que pode ser preenchido na Plataforma Lattes, importante banco de dados de currículos, instituições, grupos de pesquisa das áreas de ciência e tecnologia.

ATUALIZADO 2024

O Currículo Lattes se tornou um padrão nacional no registro da vida pregressa e atual do estudante e pesquisadores do país. Este é adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do País, principalmente por sua riqueza de informações e sua crescente confiabilidade e abrangência. Além disso, se tornou elemento indispensável e compulsório à análise de mérito e competência dos pleitos de financiamento de ciência e tecnologia. Por isso, se você é estudante e pretende prosseguir na carreira acadêmica é importante ter seu currículo acadêmico e profissional cadastrado na Plataforma Lattes. Mas, como fazer a inscrição na Plataforma Lattes?

Acesse o site Http://lattes.cnpq.br, clique no link “Cadastre-se” e preencha os seguintes campos: nome completo, nacionalidade, CPF, País de nascimento, Data de nascimento, e-mail, confirmação de e-mail, senha e confirmação de senha. No final de tudo isso, “Confirme” para efetuar o cadastro na plataforma lattes.

O “Termo de Adesão e Compromisso” será aberto. Leia este e, se concordar, marque no Box “Estou de acordo” e clique no botão correspondente (você precisa concordar com o Termo de Adesão e Compromisso para poder criar o seu currículo.

A área de atualização do currículo será aberta para que sejam colocadas as suas informações acadêmicas e também profissionais. Se você já preencheu, mas ainda não enviou o currículo Lattes preenchido para a plataforma, siga outro procedimento descrito na sequência: sempre que atualizar seu currículo, este deve ser enviado para o CNPq. Quando for necessária a atualização, um lembrete na barra amarela aparece na parte superior da tela, com o seguinte texto: “Atenção! As alterações realizadas só serão aceitas quando enviadas ao CNPq em definitivo. Clique aqui para enviá-las”.

Siga essas instruções acima, na sequência será apresentado o currículo do modo como ele será publicado para que você revise e declare que está de acordo com a declaração do Termo de Adesão. Após ler o termo, clique no Box e, em seguida, em “enviar para CNPq”.

Por isso, ainda não tem currículo lattes, então faça o seu, pois vai ser útil na sua carreira acadêmica inclusive para concessões de bolsas.

AtualizadoAtualizado Net

Aqui você encontra muito conteúdo de qualidade, nossos redatores estão sempre em busca das novidades mais interessantes da internet e de tempos em tempos revisamos nosso conteúdo para ficar sempre atualizado!