Vale a pena ter plano de saúde pet? Cuide de seu animal de estimação

Descubra o que é um convênio pet e se vale a pena!

Você já ouviu falar ou já pensou em ter um convênio para seu cão ou gato, mas não sabe se vale a pena? Esta é uma opção interessante para quem quer cuidar da saúde do pet, mas também se preocupa em economizar.

Mas, você pode se perguntar: “como um plano de saúde vai me fazer economizar?”. Bom, um convênio é um gasto controlável em que você consegue se planejar e organizar, evitando sustos e despesas de emergência.

Além disso, existem diversas opções de planos de saúde pet para você escolher para o seu amigo de quatro patas. Os preços são variáveis e os benefícios também.

ATUALIZADO 2024

Bom, mas apesar de todos esses pontos, quais são as vantagens de ter um plano de saúde pet, isso vale realmente a pena?

plano-de-saude-pet 2024

Como funciona um plano de saúde pet?

Normalmente, os convênios pet são direcionados apenas para cães e gatos. Outros animais, como pássaros e roedores, infelizmente, ficam de fora.

2024 2024

Bom, mas um plano de saúde pet funciona como um convênio para humanos. Você basicamente escolhe uma seguradora, o plano mais conveniente e paga a mensalidade. Assim, seu animal de estimação pode usufruir dos benefícios quando quiser ou precisar.

São muitos convênios disponíveis e, às vezes, é difícil escolher o melhor plano de saúde para o seu pet. O importante é lembrar que a sua escolha deve se basear nas necessidades do seu animal de estimação.

Assim, cada convênio vai apresentar uma série de regras, coberturas e valores. Então pesquise e leia todos os detalhes sobre cada uma das opções para não ter surpresas na hora de usar.

Por exemplo, existem planos que exigem uma idade mínima e máxima. Outros, não oferecem coberturas de procedimentos de emergência ou cirurgias. Então, fique atento. Mas porque um convênio pet pode ser uma vantagem tanto de saúde para seu amigo peludo quanto financeira para você?

O que devo levar em conta para saber se um plano de saúde pet vale a pena?

Essa pergunta é relativa. Ou seja, depende de muitos fatores e você deve fazer um balanço para descobrir a resposta.

Veja também:  Feirão Online Caixa 2024

Leve em conta a cobertura dos planos. Elas podem englobar desde serviços básicos, como: vacinação, castração, exames, internações, além de consultas tradicionais ao veterinários. Mas, além disso, alguns planos oferecem outros serviços, como:

  • Fisioterapia;
  • Parto;
  • Desconto em medicamentos;
  • Microchip;
  • Especialistas, como: dermatológicos, oftalmológicos e odontológicos;
  • Transplante;
  • Serviços de pet-shop.

Então, leve em conta a diversidade de serviços que o plano pet oferece. E, mais do que isso, fique atento e perceba quais usos são mais acertados para o seu pet. Mas, podemos dar algumas dicas para te ajudar a entender se realmente vale a pena. Por exemplo, leve em conta a idade do seu pet, seu estado de saúde atual, doenças crônicas, entre outros pontos.

Como dissemos anteriormente, o oferecimento de planos para animais idosos é menor. Ou seja, os preços normalmente são mais elevados, por exemplo. Então é importante levar esses pontos em conta.

Além disso, fique de olho na quantidade de vezes que cada serviço pode ser utilizado mensalmente. Alguns convênios estipulam uma quantidade fixa para consultas, por exemplo. Também leve em conta a periodicidade do plano e o período de carência para a realização de procedimentos específicos.

Ademais, você é dono de mais de um pet? Se sim, alguns convênios oferecem redução de preço conforme o número de pets assegurados pelo mesmo dono aumenta. Então, essa pode ser uma boa vantagem!

Mas vamos entender mais a fundo alguns benefícios de se ter um plano de saúde para pets.

Vantagens do plano de saúde pets: saiba como proteger seu melhor amigo!

E então, vale a pena ter um plano de saúde pet?

Prevenção

Primeiramente, um dos pontos mais importantes é a prevenção. Normalmente, levamos nossos pets ao veterinário apenas quando surge algum problema ou quando o animal manifesta algum desconforto. Contudo, da mesma forma que fazemos check ups, é importante que nossos animais de estimação também façam. Isso porque, a qualquer mínimo sinal de alguma doença, ela já pode começar a ser tratada.

Assim, as visitas podem se tornar mais frequentes porque os gastos da consulta ao veterinário já estão inclusas na mensalidade do plano pago.

Controle financeiro

Uma emergência veterinária pode custar alguns milhares de reais para o seu bolso. Cada dia que seu pet passa internado, por exemplo, aumenta consideravelmente sua conta.

Assim, como qualquer seguro, o plano de saúde pet te possibilita se organizar financeiramente, planejando e calculando seus gastos. Assim, tudo é baseado na precaução.

Veja também:  Casas de Madeira - Decoração, Fotos

Além disso, é importante fazer bom uso de seu convênio pet e aproveitar todos os benefícios que ele oferece.

Ademais, existem algumas opções de planos de saúde que são com coparticipação. Mas o que significa isso? Bom, basicamente, você paga a mensalidade fixa mais barata e, caso precise utilizar algum serviço, você arca com uma parcela da conta. Pesquise quais seguros tem essa possibilidade.

Vacinação em dia

Outro ponto que pode aumentar os seus gastos com seu pet é o calendário de vacinação. Nem é preciso dizer que as vacinas são essenciais para a saúde e bem estar do seu animal de estimação. Mas, o custo também pode ser um pouco elevado.

Então, na grande parte dos convênios pet, as vacinações estão inclusas. O que gera um bom alívio financeiro. Além disso, o controle do calendário de vacinação fica mais preciso!

Confiança

Para finalizar nossa lista, com um plano de saúde pet você pode ficar tranquilo sobre a qualidade dos veterinários e de quem vai cuidar do seu animal. Isso porque, a maioria dos planos conta com uma análise rigorosa dos profissionais que aderem ao convênio.

Assim, muitas vezes pode ser uma dor de cabeça escolher onde levar o seu pet em casos de emergência. Mas, com um plano de saúde pet, é uma preocupação a menos na hora do nervosismo.

Ademais, muitos convênios oferecem atendimento residencial. Ou seja, você pode chamar um veterinário na sua casa para atender seu bichinho de estimação. Isso certamente pode ser uma mão na roda.

Mas, não são apenas vantagens que os planos apresentam. Infelizmente, os preços podem ser muito caros, mesmo com todos os benefícios oferecidos. Então, faça as contas, pesquise bastante e, o mais importante, se assegure que independentemente da sua decisão, seu pet fique saudável!

AtualizadoAtualizado Net

Aqui você encontra muito conteúdo de qualidade, nossos redatores estão sempre em busca das novidades mais interessantes da internet e de tempos em tempos revisamos nosso conteúdo para ficar sempre atualizado!