Ronco: Causa e Tratamento

Pode parecer piada, mas não é. O ronco pode prejudicar o sono tanto da pessoa que está ao seu lado quanto o próprio. Mesmo que não pareça o ronco traz um grande risco a sua saúde, como também ao seu relacionamento.

Tudo bem é aceitável você roncar ocasionalmente, mas quando é algo diário que faz com que ninguém goste de dividir o quarto com você, ou quando você causa desconforto a todos os membros da casa é um sinal que você precisa ir ao médico.

Um ronco assim, mesmo que você não perceba, pode te fazer ficar cansado, prejudicar sua noite de sono e consequentemente a sua produtividade no trabalho e em casa.

ATUALIZADO 2024

ronco-causas-e-tratamento 2024

O que causa o Ronco?

O ronco surge quando a passagem do ar nas vias respiratórias ficam obstruídas, o que faz com que os tecidos ao redor acabem vibrando graças ao aumento da resistência da passagem do ar. Essa resistência pode ser pequena, o que dá um ronco leve sem afetar a qualidade do sono, ou grande, o caso mais grave, que afeta a qualidade do seu sono e dos demais.

Enquanto o indivíduo dorme seu corpo também combate o ronco, forçando uma ventilação pulmonar, ele é feito de forma involuntária para vencer essa resistência, mas também há casos mais graves, a onde o cérebro o faz acordar para ele poder respirar. Se este é seu caso, vá ao médico e explique sua situação.

Veja também:  Temas para Festas Infantis Femininas - Fotos
2024 2024

O ronco pode ser provocado por excesso de peso, consumo de bebidas alcoólicas e/ou drogas, a posição em que você dorme, se dorme com a cabeça muito baixa e se você respira muito pela boca também será um fator contribuinte ao ronco, sem falar da já citada obstrução nasal. Sendo que neste último caso se deve ter mais atenção, pois podem causar rinites alérgicas, sinusite crônica, desvio de septo e até mesmo tumores.

Tratamentos para parar de Roncar

Para aqueles que estão buscando um tratamento para o ronco fique feliz que existe meios e tratamentos para parar de roncar. Em alguns são resoluções simples, como perder peso, praticar exercícios físicos, cortar a bebida, o cigarro e as drogas. Usar um travesseiro mais confortável para não dormir com a cabeça tão baixa.

Sobre a perda de peso, nem se preocupe muito achando que terá que perder mais de 10 quilos ou algo assim, às vezes apenas um 3 quilos a menos já pode resolver o caso. Mas para se ter uma ideia melhor de como fazer isso busque um nutricionista, não é saudável ficar fazendo dietas de revistas e ele poderá te auxiliar melhor caso o ronco não pare.

Mas tem aqueles casos não tão simples assim, são aqueles que já estão com rinites ou sinusites crônicas, neste caso você precisa marcar uma consulta com um otorrinolaringologista e fazer o acompanhamento com ele, afinal não adianta nada você ir uma consulta e achar que está “curado”.

Veja também:  Cemitérios SP - Endereços, Telefones

Para aqueles que sofrem com septo nasal a solução é uma cirurgia corretora do defeito anatômico, tudo irá depender do acompanhamento do médico. Tenha em mente que ronco não é uma piada, um ronco diário e que te faz levantar a noite pra respirar é problema sério, busque um acompanhamento medico o mais rápido possível.

AtualizadoAtualizado Net

Aqui você encontra muito conteúdo de qualidade, nossos redatores estão sempre em busca das novidades mais interessantes da internet e de tempos em tempos revisamos nosso conteúdo para ficar sempre atualizado!