Qual a idade mínima para ter um cartão de crédito

Descubra qual é a idade mínima para ter cartão e como escolher uma boa opção

O cartão de crédito é um recurso importante em nossas vidas e, por isso, devemos usá-lo com sabedoria e cuidado. Por ser cada vez mais relevante na vida dos consumidores, a dúvida sobre idade mínima para ter cartão é cada vez mais frequente, visto que alguns cartões de crédito são liberados para maiores de idade e outros não.

Quer conhecer um pouco mais sobre essa ferramenta financeira, a partir de qual idade é possível ter um cartão de crédito e qual é a melhor opção para jovens na atualidade? Então, confira mais informações ao longo do artigo!

idade-minima-para-ter-cartao-de-credito 2024

Qual a idade mínima para ter um cartão de crédito em 2024?

O cartão de crédito é um recurso financeiro emitido por instituições financeiras de todo mundo e tem duas funções principais: servir como uma forma de pagamento ou forma de crédito pós-pago.

ATUALIZADO 2024

No Brasil, eles devem ser aprovados pelo Banco Central antes de serem ofertados pelas instituições financeiras. Além disso, o Bacen é quem fiscaliza as operações, as tarifas e faz a regulamentação dos cartões.

Aliás, existem duas modalidades distintas de cartão de crédito, o básico e o diferenciado. O cartão de crédito básico é aquele que pode ser utilizado para pagamento de serviços e produtos em estabelecimentos que aceitem a forma de pagamento.

2024 2024

O diferenciado também tem essa funcionalidade, mas oferece benefícios adicionais, como seguro de viagem, descontos, programa de pontos e milhas, atendimento personalizado no exterior, entre outros.

Agora, depois de conhecer um pouco mais sobre os cartões de crédito e o seu funcionamento, você deve estar se perguntando qual é a idade mínima para ter acesso ao recurso, não é mesmo?

A verdade é que, na maioria das instituições, a idade mínima para conseguir solicitar e ter a aprovação do seu cartão de crédito é com 18 anos, mas existem algumas empresas que disponibilizam cartões para menores de idade.

Veja também:  Promoção Quer um gol zerinho - Participar, Resultados

Mas, por mais que algumas empresas tenham a opção de cartões de crédito válidos para menores de 18 anos, essas pessoas encontram uma dificuldade maior para conseguir o acesso ao recurso, por não terem renda, por exemplo.

Assim como de acordo com dados fornecidos por órgãos de proteção ao crédito, esse público apresenta um risco de inadimplência maior.

Como escolher o melhor cartão de crédito para jovens?

Escolher um bom cartão de crédito para jovens não é uma tarefa difícil, pois hoje em dia existem muitas opções sem anuidade, sem taxas e fáceis de usar, e até mesmo com aplicativos que fornecem dicas para a saúde financeira, ideias de como gerenciar o dinheiro, plataforma de investimentos, etc.

Logo, para escolher um bom cartão de crédito para jovens, não se esqueça de levar em consideração os seguintes itens, como os descritos abaixo.

Taxas e anuidade

Principalmente se o jovem estiver começando sua vida profissional e financeira agora, os melhores cartões de crédito são os sem anuidade e sem taxas abusivas.

Além de ser uma forma de economizar, você terá menos problemas com surpresas desagradáveis, valores maiores da fatura por conta de juros altos, etc.

Sendo assim, ao escolher o seu cartão de crédito, não se esqueça de verificar essa informação importante.

Limite de crédito

Outro item importante a ser considerado é o limite de crédito. Se for o primeiro cartão de crédito do jovem, provavelmente o cartão liberado não terá um limite muito alto.

Devido a falta de movimentação de dinheiro em seu nome, falta de contas em seu nome e histórico de pagamento.

Mas, essa é uma medida de segurança para a saúde financeira do indivíduo, para se acostumar a usar somente o necessário.

Bandeira e cobertura

A bandeira e a cobertura do cartão são itens de extrema importância, pois dependendo do que for escolhido, você terá recursos a mais para as suas compras.

Veja também:  Fiel Torcedor: ingressos, carteirinha, Descontos

A cobertura internacional é a mais indicada, assim você poderá fazer compras online ou presenciais dentro e fora do país, com taxas a consultar, de acordo com cada operadora de crédito.

Além disso, a bandeira deve ser vista, também, de acordo com a preferência do jovem e dos benefícios que podem oferecer.

O mais indicado é escolher bandeiras que sejam amplamente aceitas pelo mundo, como Visa e Mastercard.

Benefícios

Por fim, é de extrema importância, para escolher um bom cartão de crédito para jovens, saber quais são os benefícios que as opções consideradas tem a oferecer.

Os benefícios podem ser financeiros, como: descontos em compras de lojas parceiras, cashback, isenção da anuidade, ausência de juros rotativos, parcelamento sem juros, etc.

Ou, ainda, podem ser gerais, como: programa de pontos, seguro viagem, seguro de preços (programa que congela o preço de um produto específico para que você o adquira com o menor preço), etc.

Agora que você já sabe qual é a idade mínima para ter um cartão de crédito, bem como conferiu dicas para escolher o melhor plástico.

Que tal continuar acompanhando nosso site para ver textos como este? Então, escolha outro post e continue a leitura.

AtualizadoAtualizado Net

Aqui você encontra muito conteúdo de qualidade, nossos redatores estão sempre em busca das novidades mais interessantes da internet e de tempos em tempos revisamos nosso conteúdo para ficar sempre atualizado!