Quais são os setores existentes dentro da empresa

A empresa possui diversos setores, cada um desempenhando um papel fundamental no funcionamento da organização. É preciso conhecê-los para entender a dinâmica da empresa. Veja a seguir os principais setores existentes.

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7 setores corporativos de uma empresa

Produção

Este é o setor responsável pelo processo de transformação de materiais em produtos ou serviços. A produção é dividida em duas etapas: a primeira de planejamento e organização, e a segunda de execução.

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No planejamento, é definido o que será produzido, qual a quantidade, qual o prazo para entrega e qual o custo. Na etapa da execução, os materiais são transformados em produtos ou serviços de acordo com o planejamento.

Logística

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A logística é o setor responsável pelo planejamento, organização e execução das atividades de Movimentação de Materiais, armazenagem e distribuição de produtos e serviços.

Sua função é garantir que os produtos estejam disponíveis na hora e no lugar certo, minimizando os custos e maximizando a satisfação do cliente.

Pesquisa e Desenvolvimento

O setor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) é responsável pelo desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços. Sua função é garantir que a empresa esteja sempre à frente da concorrência, oferecendo produtos inovadores.

Para isso, a equipe de P&D realiza pesquisas sobre as necessidades do mercado e as tendências tecnológicas. Além disso, ela também desenvolve novos produtos, testa-os e apresenta-os à diretoria da empresa.

Comercial 

O setor comercial tem o objetivo de atrair mais clientes para o negócio, aumentar a visibilidade da marca e fechar vendas. O setor comercial é dividido em duas funções: vendas e marketing.

O setor comercial é um dos pilares da economia de um país. Por meio dele, as empresas vendem seus produtos e serviços ao consumidor, gerando riqueza e empregos.

No entanto, para que esse setor funcione bem, é necessário que haja uma série de condições favoráveis, como um ambiente de negócios estável, seguro e competitivo; infraestrutura adequada, com estradas, portos e aeroportos; e um mercado consumidor robusto.

Além disso, é importante que o setor comercial esteja alinhado com as políticas macroeconômicas do governo, pois é ele quem promove o crescimento econômico do país.

No Brasil, o setor comercial é regulamentado pela Lei 8.078/que estabelece as regras para o comércio de produtos e serviços no país.

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De acordo com a lei, o comércio pode ser classificado em duas categorias: comércio varejista e comércio atacadista.

O comércio varejista é a venda de produtos ao consumidor final, enquanto o comércio atacadista é a venda de produtos ao distribuidor ou ao varejo.

No Brasil, as principais atividades do comércio varejista são a venda de alimentos, vestuário, calçados, perfumes, cosméticos e artigos de decoração. Já o comércio atacadista é responsável pela venda de produtos como matérias-primas, componentes eletrônicos, máquinas e equipamentos.

Apesar de ser um setor importante, o comércio sofreu uma série de impactos negativos nos últimos anos, como a crise econômica e o aumento da inflação.

Para reverter essa situação, o governo deve adotar medidas para estimular o setor, como a redução da carga tributária, a simplificação dos processos burocráticos e a melhoria da infraestrutura.

Além disso, é importante que o consumidor também faça a sua parte, comprando produtos de qualidade e comprometendo-se a pagar as contas em dia.

No fim, o importante é que o setor comercial esteja funcionando bem, pois é ele quem promove o crescimento econômico do país.

O setor de marketing é responsável pela criação e execução da estratégia de marketing da empresa. Sua função é identificar as necessidades do mercado e adequar a oferta da empresa a elas.

Para isso, o setor de marketing desenvolve planos de marketing, estabelece metas e objetivos, e cria campanhas publicitárias. Além disso, ele também é responsável pelo relacionamento da empresa com seus clientes.

O departamento de vendas é um dos principais departamentos de uma empresa, se não for o mais importante. Sua função é vender os produtos e serviços da empresa para obter lucro. Por isso, é fundamental que esse departamento funcione bem e tenha um bom desempenho.

Para que o departamento de vendas tenha um bom desempenho, é necessário que a empresa esteja organizada. A estrutura organizacional da empresa deve ser clara e objetiva, de modo que o departamento de vendas saiba exatamente quais são suas responsabilidades.

Além disso, é importante que a empresa tenha um bom planejamento estratégico. O planejamento estratégico define a direção que a empresa quer seguir e os objetivos a serem alcançados. O departamento de vendas deve estar alinhado aos objetivos da empresa e trabalhar para alcançá-los.

Outro elemento fundamental para que o departamento de vendas tenha um bom desempenho é a motivação dos vendedores. Os vendedores devem estar motivados para vender os produtos e serviços da empresa. A motivação pode ser interna (por exemplo, o desejo de ganhar dinheiro) ou externa (por exemplo, o desejo de ter reconhecimento profissional).

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Além disso, é importante que a empresa tenha um bom treinamento para os vendedores. Os vendedores devem conhecer bem os produtos e serviços da empresa e saber como vender esses produtos.

Por fim, é importante que a empresa tenha um bom sistema de controle. O sistema de controle deve permitir que a empresa tenha um controle completo sobre os produtos e serviços vendidos.

Portanto, para que o departamento de vendas tenha um bom desempenho, é necessário que a empresa esteja organizada, tenha um bom planejamento estratégico, esteja motivada e tenha um bom treinamento para os seus vendedores. Além disso, é importante que a empresa tenha um bom sistema de controle.

Finanças

O setor de finanças é responsável pela administração do dinheiro da empresa. Sua função é garantir que a empresa tenha dinheiro para investir, pagar salários e comprar matéria-prima.

Para isso, o setor de finanças controla os gastos da empresa, analisa o balanço financeiro e busca fontes de financiamento.

Recursos Humanos

O setor de Recursos Humanos é responsável pela contratação, treinamento e desenvolvimento dos funcionários da empresa. Sua função é garantir que a empresa tenha funcionários qualificados e preparados para atender às necessidades do mercado.

Para isso, o setor de Recursos Humanos realiza processos seletivos, estabelece processos de treinamento e desenvolvimento para promover a motivação, satisfação e humanização dos funcionários.

Suprimentos

O setor de Suprimentos é responsável pela aquisição de material necessário para a produção da empresa. Sua função é garantir que a empresa tenha os materiais necessários para produzir seus produtos.

Para isso, o setor de Suprimentos faz a lista de fornecedores, negocia preços e estabelece prazos de entrega.

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