Cobrança recorrente: o que é e como funciona

A cobrança recorrente é uma modalidade que tem deixado o dia a dia de empresas e consumidores muito mais simples, afinal, esse método ajuda a manter os clientes na base de forma ativa, além de evitar o atraso do pagamento e pagamento de juros e multas por parte deles.

Essa solução ocorre mais nos casos de compras por assinatura, aquelas que o pagamento precisa ser recorrente mesmo. O streaming de vídeo que você tem na sua TV pode ser um bom exemplo do que é isso.

Mas se você não tem uma empresa que vende assinatura mensal de filmes, não se preocupe, pois essa ferramenta de cobrança recorrente também pode ser boa para sua empresa.

ATUALIZADO 2022

Então, continue a leitura deste conteúdo e descubra o que é, como funciona e como é o método de cobrança recorrente.

cobranca-recorrente 2022

2022 2022

Sobre cobrança recorrente

Como o próprio nome já diz, essa solução acontece quando é necessário o pagamento pelo serviço ser feito de forma recorrente, normalmente por meio de contratos ou em modelos de assinatura.

Aqui, vale considerar a periodicidade dessa cobrança que varia de acordo com o que foi firmado entre empresa e cliente, por exemplo:

  • Semanal;
  • Quinzenal;
  • Mensal;
  • Bimestral;
  • Trimestral;
  • Semestral;
  • Anual

Nos últimos tempos, este tipo de cobrança tem ficado muito em alta, principalmente pelo fato de novos modelos de negócios estarem surgindo. Para isso, as empresas costumam captar os dados informados pelo cliente para cobranças futuras, sem a necessidade de uma nova autorização ou pedido.

A grande sacada dessa forma de cobrança é por sua eficácia na hora de cobrar por produtos e serviços que possuem um longo ciclo de vida, sejam eles clubes de assinatura, aplicativos, streaming de música e vídeo, plano de internet e até mesmo o vinho tem entrado neste novo modelo de vendas.

Os principais benefícios desse tipo de cobrança é manter o cliente ativo e evitar que ocorra inadimplência por parte dele.

Agora, olhando para a sua realidade, é importante entender que profissionais autônomos, escritórios de advocacia ou contabilidade, escolas e outros negócios também podem se beneficiar de pagamentos recorrentes. Dessa forma, além de facilitar o fluxo de cobrança da empresa, sobra mais tempo para investir na captação de novos clientes e no crescimento do negócio.

Por que oferecer a cobrança recorrente?

Você já deve ter percebido que oferecer esse tipo de cobrança tem alguns benefícios para a empresa, onde evitar  inadimplência, talvez, seja a maior delas. No entanto, há diversas outras vantagens em implementar essa solução. Confira algumas delas.

Mais oportunidades de negócio

Aqui está um dos principais objetivos de qualquer pessoa que empreende. As oportunidades de negócio surgem devido ao fato de você conseguir oferecer mais opções de pagamento ao cliente.

Veja também:  Melhores Passeios no Rio de Janeiro

Não compromete o cartão de crédito

Olhando para o lado do consumidor, a cobrança recorrente também tem suas vantagens. Para aqueles que optam por pagar com o cartão de crédito, o benefício é que a cobrança recorrente não compromete o limite do cartão, facilitando o processo de compra.

Previsibilidade de receita

Quando se faz um bom controle financeiro da sua empresa, a previsibilidade econômica é necessária para conseguir montar estratégias visando metas futuras. Dessa forma, a cobrança recorrente permite conseguir prever a receita dos próximos meses, tendo em vista que, se o cliente não cancelar o contrato com você, o pagamento ocorrerá naturalmente todo mês.

Ou seja, assim, a empresa terá uma previsibilidade de receita com as vendas, já que a cobrança costuma ser feita de forma automática do cliente.

Recuperação de faturamento mal sucedido

Há situações em que, durante a compra, a aprovação pode não acontecer por parte do cartão de crédito. Sendo assim, caso a cobrança recorrente não esteja sendo utilizada, provavelmente, nesses casos, a compra seria cancelada.

Já com a cobrança recorrente é diferente, pois os pagamentos negados são submetidos a uma nova tentativa e, assim, independentemente se ocorreu um problema com o limite ou uma falha temporária com a operadora do cartão, a cobrança será feita com sucesso em uma tentativa futura.

Total segurança

Quanto à segurança, é importante destacar que as cobranças recorrentes são seguras. Geralmente, os sistemas de cobrança recorrente contam com sistemas de criptografia, impedindo o acesso e roubos de dados, entregando um maior nível de segurança.

Método de cobrança recorrente

Apesar de ter falado muito de cartão de crédito aqui, num sistema de cobrança recorrente, é possível utilizar outras formas de pagamento para atender aos clientes. Confira, então, alguns deles.

Boleto bancário

O boleto bancário é conhecido de muitos consumidores no Brasil, afinal, mesmo aqueles que não têm cartão de crédito ou conta em banco podem utilizá-lo para fazer suas compras ou assinaturas.

Caso sua empresa opte por oferecer o serviço de cobrança recorrente com boleto bancário, todo mês seu cliente irá receber um novo documento para pagamento, que pode ser realizado de forma online se tiver conta bancária, agência ou casa lotérica.

Para a empresa, o boleto também é uma boa opção exatamente por ser prático e ter um custo baixo de emissão. Na conta Cora, a emissão e a compensação de boletos é 100% gratuita e você ainda pode configurar a opção do Boleto Recorrente da Cora.

Neste caso, você define por quanto tempo a cobrança se repetirá, o valor, os juros (em caso de atraso), a data de vencimento da fatura e o envio automático dos boletos para o e-mail dos seus clientes ou para o seu, caso prefira realizar a cobrança.

Cartão de crédito

No caso do cartão de crédito, esta também é uma boa opção, porém não dá para deixar de considerar as taxas cobradas nessa modalidade. Aqui, você define o período de tempo da cobrança e, com autorização do cliente, a cobrança se repete automaticamente.

Veja também:  Tapetes decoração - Fotos, Dicas

Débito automático

Há também a possibilidade de trabalhar a cobrança recorrente via débito automático. Neste caso, o cliente permite que a empresa faça um débito em conta na data e valor acordado, como se fosse uma transferência agendada.

Aqui, não é preciso o cliente se preocupar com o agendamento e você tem a segurança de receber o valor em uma data fixa.

E então, quantas possibilidades sua empresa pode ter com cobrança recorrente? Aproveite, baixe o app da Cora, abra sua conta e comece a oferecer esta opção de pagamento aos seus clientes agora mesmo.

Cobrança recorrente: o que é e como funciona 2022