Currículo Lattes Online – Como preencher

Como preencher o Currículo Lattes online

Curriculo-Lattes-Online-Como-preencher 2024

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

 

Se você precisa de ajuda pra preencher o Currículo Lattes Online, não perca o artigo a seguir.
Saiba que, para os interessados em uma carreira acadêmica existe uma plataforma que é bastante utilizada para divulgar seu perfil, uma espécie de currículo online acadêmico, o Currículo Lattes. Este apresenta muitos detalhes de como preencher que podem confundindo muitas pessoas. Saiba como preencher.
Como o preenchimento é cheio de detalhes, tome cuidado com estes e você terá que ter um tempo para preencher com cuidado e atenção cada item do Currículo Lattes Online. Por isso, se em determinado dia você não estiver bem ou muito cansado, não procure querer neste momento preencher ou criar seu currículo na Plataforma Lattes.
Para começar acesse o link http://lattes.cnpq.br/ e na lateral direita acesse “cadastrar novo currículo”. No caso comece informando alguns dados simples como o e-mail e senha e passa-se para demais informações pessoais. A uma nova ferramenta na Plataforma Lattes que é chamada de “Rede de Colaboração que a partir dessa ferramenta é possível visualizar graficamente a rede de coautores que trabalham em uma rede de colaboradores, o que é bem comum para quem faz pesquisa”. Para usar essa ferramenta é necessário concluir seu cadastro no Currículo Lattes. Depois de preencher inicialmente o e-mail e senha, a plataforma Lattes segue com dados de informações pessoais; segue com informações de endereço, formação acadêmica, atuação profissional (suas experiências profissionais, além da acadêmica) e área de atuação. É necessário preencher todos os dados, já que são importantes para quem pesquisa currículos na Plataforma Lattes e possa encontrar seu perfil com mais possibilidade.
Já no caso de querer usar a ferramenta “Rede de colaboradores”, você deverá entrar na plataforma Lattes (através do link acima mencionado) e clicar em “Atualizar currículo”, informe seu CPF e a senha que cadastrou no ato da criação de currículo Lattes. No rodapé da página tem o ícone “Dicionário de autores”. Ao selecioná-lo, aparecerá uma lista de coautores referenciados em seu currículo. Para anexá-los em sua rede de colaboradores, você deve permitir que eles fizessem parte dessa rede, no caso, clique em cima do nome do pesquisador e, em seguida autorize o autor a importar produções de seu currículo selecionando na caixa de opções em ok. Aparecerá uma janela de confirmação, se ele não aparecer nesta lista, procure o nome ou o CPF por meio do mecanismo de busca, depois é só salvar tudo. É necessário ao final de todo esse processo enviar os dados modificados ao CNPq, que autorizará as mudanças, por isso, as modificações não aparecem imediatamente no currículo Lattes, o que pode demorar até 24 horas, por isso, tendo tempo, dá para preencher tranquilamente os dados do seu currículo Lattes Online.

Veja também:  Plataforma Lattes - Inscrição e Cadastro

ATUALIZADO 2024

AtualizadoAtualizado Net

Aqui você encontra muito conteúdo de qualidade, nossos redatores estão sempre em busca das novidades mais interessantes da internet e de tempos em tempos revisamos nosso conteúdo para ficar sempre atualizado!