Muitas pessoas podem até acreditar que não exista esse mercado, mas estão plenamente enganadas. O mercado de marketing na realidade jurídica tem crescido bastante e ajudado muito na divulgação dos trabalhos dos advogados e seus escritórios. Portanto, uma excelente alternativa na captação de clientes e na consolidação do seu nome no mercado.
O marketing sempre teve um papel essencial na comunicação e nas vendas.
Porém, com a evolução constante da internet as empresas começaram a investir e apostar cada vez mais na tecnologia. E com o marketing não foi diferente.
ATUALIZADO 2024
A definição de Marketing Digital é bem intuitiva, é promover marcas ou produtos por meio de mídias digitais. Atualmente é a principal forma de comunicação das empresas com seu público.
O marketing digital se tornou uma excelente ferramenta para popularizar os profissionais do direito e seus escritórios.
Neste artigo encontram-se excelentes dicas para utilizar essa ferramenta com eficiência, sempre com ética e com padrões estabelecidos pela OAB.
O código de ética e a publicidade
“Art. 1°. É permitida a publicidade informativa do advogado e da sociedade de advogados, contanto que se limite a levar ao conhecimento do público em geral, ou da clientela, em particular, dados objetivos e verdadeiros a respeito dos serviços de advocacia que se propõe a prestar, observada as normas do Código de Ética e Disciplina e as deste Provimento.” (Art 1°- Código de ética da OAB)
O Código de Ética permite a realização de anúncios e propagandas, observando padrões e regras indicadas por ele. A publicidade deve ser informativa, ou seja, conteúdos informativos que tenham como objetivo trazer explicações e esclarecer dúvidas dos clientes sobre assuntos jurídicos.
É importante que ao tentar solucionar ou aconselhar um cliente, o advogado comunique ao cliente sobre seu entendimento profundo sobre a demanda e o tipo de caso.Durante o processo de apoio jurídico e contratação do profissional é importante passe confiança ao cliente, por isso a publicidade em mídias digitais poderá ser um excelente aliado.
O artigo 39 do código de ética da OAB estabelece que toda a publicidade do advogado deve ter caráter estritamente informativo, podendo assim utilizar-se de artigos científicos, palestras, livros e conteúdos relevantes em sites e redes sociais.
Parágrafo único. A telefonia e a internet podem ser utilizadas como veículo de publicidade, inclusive para o envio de mensagens a destinatários certos, desde que estas não impliquem o oferecimento de serviços ou representem forma de captação de clientela. (Parágrafo único- Art 46Código de ética da OAB)
Está estritamente proibido o uso de ações de marketing que visem;
- Caráter comercial;
- Publicações com honorários ou formas de pagamento;
- Utilização de promoções
- Anúncio em televisão ou rádio
- Utilização de sua marca ou nome em itens souvenires, como chaveiros e calendários.
De posse das informações prostradas, agora é possível analisar 10 dicas valiosas sobre o tema.
Dica 1: Produção de Conteúdo relevante
Assim como em todas as áreas, um bom marketing digital precisa produzir conteúdo que realmente agregue valor ao seu público.
Blogs com dicas, respostas a dúvidas, divulgação de palestras e eventos, workshop e tudo mais que traga informação ao seu público.
Isso ajudará a divulgar o escritório de maneira eficiente, orgânica e simples. Mas sempre obedecendo os limites e regras do código de ética da profissão.
Dica 2: Fortalecimento da Presença Online
Para que o Marketing de um escritório seja fortalecido é necessário que haja uma presença marcada e consolidada nas redes sociais e mídias digitais.
Para que isso aconteça deve existir um trabalho maciço nas redes sociais, não adianta fazer postagens aleatórias, é preciso um trabalho diário.
É sabido que um escritório de advocacia, em geral, possui muito trabalho. Não há tempo para fazer postagens, por isso a importância de contratar profissionais que farão esse trabalho exclusivamente e assim manter o engajamento do escritório.
Dica 3: Indicação de clientes
Há uma diferença entre o marketing orgânico e o pago. O marketing orgânico é aquele que ocorre de forma espontânea, sem utilização de meios monetários.
A indicação de clientes é um dos mais eficientes meios de publicidade. E essa é uma das maiores formas de captação de clientes, a maioria procura profissionais através de indicações.
Portanto, quando o advogado executa um trabalho de forma eficiente, ele não apenas fideliza seu cliente, mas estimula a vinda de outros através das indicações.
Trabalhar com eficiência não significa ganhar causas, mas sim tratar o cliente bem, apresentar os devidos retornos eestabelecer um canal de comunicação e confiança com o cliente. Certamente seu cliente estará estimulado a indicar o seu trabalho a outras pessoas.
Dica 4: Marketing de Conteúdo
É a Publicação de material com conteúdo relevante a fim de atrair os clientes a sua marca. São utilizados em sites, blogs ou redes sociais. O marketing de conteúdo conduz até a compra, ele não empurra. Ele é quem aproxima a empresa e o cliente.
O uso do marketing de conteúdo é aprovado pela OAB e poderá ajudar na no ranqueamento em sites de buscas, melhorando a imagem e a visibilidade do escritório.
Dica 5: Canal Jurídico na Rede
Sempre respeitando os padrões e o código de ética, participar ou possuir canais de especialização jurídica é uma forma muito eficaz de exposição.
O profissional poderá trocar inúmeras experiências e informações uteis, além de constante divulgação dos seus serviços.
Através de um conteúdo informativo mais pessoas poderão ser alcançadas.
Dica 6: Clientes são prioridades
Em qualquer área de vendas ou prestação de serviços, o profissional e o cliente deverão possuir uma relação de proximidade. Por isso, o escritório deve possuir canais que permitam a fácil comunicação com o cliente. Quanto maior essas possibilidades, maior será a facilidade e o interesse.
Porém, não basta só ter os canais abertos, é necessário estar atento ao tempo de respostas. Não deixe o cliente sem uma resposta rápida e objetiva.
Dica 7: Participação em Workshop e Eventos
Sem dúvidas, os eventos e palestras na área profissional trazem visibilidade e promoção a qualquer pessoa, por isso é uma excelente ferramenta.
Além de visibilidade com clientes e mídia, possibilita a realização de Networking, ou seja, uma rede de relacionamentos com profissionais do meio e de outros segmentos.
Para que essa estratégia tenha efeito é importante que seja feita com frequência, não adianta comparecer em eventos anualmente. Tenha bons relacionamentos e não seja apenas mais um profissional que assiste, participe. Isso tudo trará maior visibilidade, confiabilidade e credibilidade ao seu escritório.
Dica 8: Criação de uma base de clientes
Para que sejam feitas ações efetivas de marketing são necessários que se desenvolvam estratégias a fim de se nutrir uma base de clientes em potencial.
Para que isso ocorra é preciso criar um banco de dados com as principais informações de clientes e assim retê-los e fideliza-los.
Ferramentas como o email marketing são de extrema importância para alinhar essa estratégia. Através de disparos de e-mail, o escritório poderá informar sobre seu trabalho e anunciar os benefícios oferecidos.
Há tanto plataformas pagas quanto gratuitas que realizam esse serviço de automatização de e-mail.
E o networking entra aí mais uma vez como uma figura importante. Pois a realização de networking com pessoas influentes, como empresários e formadores de opinião, trará uma popularização de seu trabalho e também de sua marca.
Dica 9: Faça Anúncios
Como já foi dito, é necessário trazer visibilidade para o escritório, portanto uma estratégia é a utilização de anúncios virtuais.Através dessas ferramentas o profissional poderá atrair seu público-alvo ao seu perfil profissional.
Veículos comoblogs e sites de mesmo segmento podem ser utilizados. Além disso, perfis em redes sociais, é claro. Por esses anúncios serem direcionados ao segmento específico eles possuem mais efeito, pois garantem que pessoas interessadas nesse conteúdo requisitem seus serviços.
Mas sempre devem ser observadas as regras do código de ética da OAB
A publicidade deve sempre ter o caráter informativo. Ao profissional e a seu escritório de advocacia não será permitida a manipulação de motores de busca, como o Google, ou então o patrocínio de alguma página com o intuito de somente captar clientes.
Dica 10: Redes Sociais
As redes sociais e qualquer perfil profissional devem ser utilizados estritamente para esse fim. Nada de fazer utilizações de cunho pessoal.
Ofereça conteúdos simples e fáceis de entender, mas que despertem o interesse e a aproximação desses clientes.
Publique utilizando vídeos, fotos, textos, notícias, livros e conteúdos explicativos sobre temas da atualidade.
Utilize todos os recursos do Instagram, como: stories, feed e vídeos ao vivo. Isso aumenta o engajamento.
Realizar marketing digital é uma estratégia fundamental para alavancar sua credibilidade e autoridade no mercado. Por isso produza material com qualidade e faça com que mais clientes procurem seus serviços.
E tenha em mente sempre que a imagem do advogado precisa ser impecável perante o cliente. Por isso, sua resposta deverá sempre ter a confiança como base.
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